O jogador Pedro Severino, de 19 anos, recebeu alta hospitalar na manhã desta terça-feira (10) após 98 dias de internação em Ribeirão Preto (SP). O jovem atacante do Red Bull Bragantino sofreu um acidente de carro na madrugada de 4 de março, quando se dirigia ao centro de treinamento do clube, em Atibaia. Ele estava internado no Hospital da Unimed desde o dia 6 daquele mês, em estado considerado gravíssimo.
Durante o longo período hospitalar, Pedro foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo Dr. Gil Teixeira, com apoio de neurocirurgiões, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e neurologistas. Ele passou por diversos procedimentos, incluindo uma cirurgia de reconstrução da parte frontal do crânio, considerada bem-sucedida.
Milagre e emoção da família
A melhora de Pedro foi marcada por momentos emocionantes. Em 22 de maio, o pai do jogador, o ex-atacante Lucas Severino, revelou que o filho não corria mais risco de morte. Na ocasião, o jovem apareceu na janela do hospital para saudar um grupo em vigília de oração.
"Antes de tudo, glória a Deus. Ele é o responsável por todo esse milagre!", publicou Lucas, emocionado, nas redes sociais. Já na reta final da internação, Pedro respirava sem ajuda de aparelhos, se alimentava por via oral e realizava exercícios motores, inclusive conseguindo caminhar com auxílio.
O acidente na estrada
O acidente aconteceu por volta das 5h da manhã na Rodovia Anhanguera, em Americana (SP). Pedro Severino estava a caminho do seu primeiro treino pelo Bragantino, emprestado pelo Botafogo-SP, ao lado do colega Pedro Castro, de 18 anos. O carro colidiu com a traseira de um caminhão.
Segundo a Polícia Civil, o motorista, contratado pela família, admitiu ter dormido ao volante. Ele havia descansado por algumas horas na noite anterior. O teste do bafômetro não indicou consumo de álcool. Pedro Severino foi inicialmente internado em Americana e entrou em protocolo de morte encefálica, mas apresentou reflexo de tosse e foi transferido com vida para Ribeirão Preto. Já Pedro Castro teve escoriações e uma fratura na cervical, mas se recupera bem.
Carreira promissora
Promessa do Botafogo-SP, Pedro tem contrato até dezembro de 2027. Em 2023, estreou pela equipe profissional na Série B e foi artilheiro do clube na Copa Paulista, com destaque para dois gols no clássico contra o Comercial. Também atuou no Paulistão deste ano e disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Filho do ex-jogador Lucas Severino, que atuou por clubes como Athletico-PR, Rennes-FRA e FC Tokyo, além da Seleção Olímpica de 2000, Pedro também foi homenageado durante uma partida do Botafogo-SP com uma faixa exibindo sua foto e a mensagem “Força, Pedro. Estamos com você”.
Na próxima quinta-feira (13), a equipe médica do hospital concederá uma entrevista coletiva para detalhar o tratamento e os próximos passos da recuperação do jovem atleta.