O duelo do próximo domingo, contra o Corinthians, às 16h, em Itaquera, pelo jogo de volta da final do Campeonato Paulista, será o último em que Alexandre Pato não poderá enfrentar o adversário com a camisa do São Paulo.
Nas partidas do Campeonato Brasileiro e em eventual encontro na Copa do Brasil, o atacante estará liberado para defender as cores do Tricolor contra o ex-clube. Curiosamente, Pato só enfrentou o Corinthians uma vez em toda a carreira e carrega uma boa lembrança: fez dois gols na vitória por 3 a 0 do Internacional, pelo Brasileirão, no dia 18 de julho de 2007.
Explica-se: na primeira passagem de Pato pelo clube, uma cláusula do contrato de empréstimo com o rival alvinegro impedia o atacante de jogar contra o Corinthians. Mais recentemente, o jogador foi contratado fora do prazo de inscrição para o Campeonato Paulista.
Alexandre Pato vai desfalcar o São Paulo pela última vez contra o Corinthians — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net
Pato foi ao Morumbi no último domingo, quando os rivais empataram sem gols pela primeira final. Ele se misturou aos torcedores e depois assistiu ao jogo de um dos camarotes, já que novamente não pôde entrar em campo.
Pato foi trocado por Jadson numa negociação feita por São Paulo e Corinthians em fevereiro de 2014. Desde então até o fim de 2015 houve oito clássicos entre os rivais. O atacante não podia entrar em campo, pois assinou por empréstimo com uma cláusula que o impedia de enfrentar o ex-time. Houve uma tentativa do Tricolor de liberar Pato e Jadson, mas o rival não aceitou.
A multa para o São Paulo escalar Pato contra o Corinthians era de R$ 5 milhões. Em 2015, o então presidente corintiano Roberto de Andrade chegou a oferecer parcelamento do valor, possibilidade prontamente descartada por Ataíde Gil Guerreiro, vice de futebol tricolor à época.
– É bom você escrever para deixar uma coisa bem clara. Não vamos pagar hoje, amanhã, em nenhum momento deste ano para que o Pato possa enfrentar o Corinthians. Este ano, eu garanto que ele não joga contra o Corinthians. Falaram que podem parcelar em três vezes e eu digo nem que parcelem em 50 vezes – disse Ataíde, em 2015.
Alexandre Pato veste a camisa do São Paulo no Morumbi — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net