Desde a eleição do novo papa, uma pergunta tem despertado a curiosidade de muitos: qual é o time de coração de Leão XIV? O pontífice, nascido Robert Francis Prevost em Chicago, nos Estados Unidos, jamais declarou torcida por qualquer equipe de futebol, basquete ou futebol americano esportes populares em sua terra natal.
Vínculos com o Peru
Apesar de norte-americano, Leão XIV passou boa parte de sua vida em Chiclayo, no Peru, país do qual também possui cidadania. Esse vínculo levanta hipóteses sobre uma possível ligação com clubes locais, como o Universidad César Vallejo, que tem sede na região onde o papa viveu.
A especulação ganhou força após Richard Acuña, presidente do clube, publicar uma mensagem parabenizando o novo pontífice. No entanto, não houve manifestação oficial por parte da equipe, e o próprio Leão XIV nunca confirmou qualquer simpatia por times de futebol.
Outros palpites e simbologia
Além do César Vallejo, outro clube mencionado foi o Juan Pablo II College, da primeira divisão peruana. A proximidade geográfica e o caráter religioso do time, evidente no nome, ajudam a alimentar a curiosidade sobre um eventual carinho do papa pela equipe.
Ainda assim, tudo permanece no campo da especulação. Leão XIV parece manter distância do fanatismo esportivo, ao contrário do antecessor, Francisco, conhecido torcedor do San Lorenzo, da Argentina.
Paixão pelas quadras
Se há dúvidas sobre o futebol, ao menos um esporte é conhecido como preferência do novo papa: o tênis. Em entrevista à ordem dos Agostinianos, no final de 2023, Prevost revelou ser um amador entusiasmado pelo esporte e brincou sobre a falta de tempo para praticar desde que se tornou cardeal.
“Considero-me um verdadeiro jogador de tênis amador. Desde que saí do Peru, tive poucas oportunidades de praticar, então estou ansioso para voltar às quadras [risos]. Não que este novo emprego tenha me deixado muito tempo livre para isso até agora”, comentou.