A Palmeiras encerrou o jejum de quatro jogos sem gols nem vitórias no Brasileirão. Com semelhanças à campanha do título de 2016, o Verdão passou pelo Fluminense - e a lei do ex - ao vencer por 3 a 1 neste sábado, no Allianz Parque, e afastou-se das últimas colocações.
A receita para abrir o caminho foi amplamente usada no último ano: lateral na área e gol cedo. Foi assim, após o levantamento para a área com as mãos de Zé Roberto, que Willian escorou e Guerra encheu o pé para fazer 1 a 0, aos nove. O primeiro gol do Verdão no campeonato após 380 minutos em branco.
A reação tricolor foi rápida. Em uma bola longa, o ligeiro Marcos Calazans deixou Jean facilmente para trás e cruzou para Henrique Dourado. O ex-palmeirense, de primeira, bateu bem e empatou a partida. O ceifador fez metade de sua comemoração característica por respeito ao Verdão, onde jogou em 2014, mas ainda assim Felipe Melo foi contestá-lo. Os dois levaram o cartão amarelo no lance.
Se o início da vitória veio a partir de uma jogada clássica de Cuca, o segundo surgiu de outro alicerce do time campeão de 2016: Róger Guedes. Em baixa no ano, o atacante que aguarda uma oferta para sair lembrou seu bom início no Palmeiras, ao driblar dois mesmo sem espaço, disparar na área e só rolar para Keno: 2 a 1. Antes do intervalo, Prass ainda fez bela defesa cara a cara com Dourado para evitar novo empate.
Com Thiago Santos na vaga de Jean, o Palmeiras marcou melhor após o intervalo e por consequência correu menos riscos. Só que os contra-ataques, embora numerosos, não resultaram no terceiro gol. Abel Braga ainda recuou Scarpa para dar qualidade à saída de bola no campo de defesa. A principal arma dos tricolores no fim era a bola na área. Uma última seria decisiva, mas Prass fez uma grande defesa na cabeçada de Marcos Júnior, sozinho. Importante para a confiança do camisa 1, abalada após recentes falhas.
No último lance, Róger Guedes, após lançamento de Juninho, ainda coroou seu bom jogo com um tiro certeiro, que fechou o placar em 3 a 1.
Liderado pela ótima jornada de Guerra, o melhor jogador do confronto, o Palmeiras não foi vistoso, mas organizado e competente para vencer. O Flu, apesar da tentativa de pressão na etapa final, teve problemas para chegar na meta dos donos da casa.
Agora com sete pontos, o Verdão deixa a 16ª colocação e vai para o meio da tabela, mas ainda haverá o complemento da tabela. O Flu, com dez pontos, deixou o G4.