O Palmeiras deu um passo importante rumo ao título do Campeonato Brasileiro ao vencer o Atlético-GO por 1 a 0 no último sábado (23) e assumir a liderança da competição. A vitória do Alviverde foi ainda mais significativa graças ao tropeço do Botafogo, que empatou por 1 a 1 com o Vitória no Estádio Nilton Santos, após sair atrás no placar.
Segundo projeções da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Palmeiras agora possui 64,2% de chance de conquistar o título, enquanto o Botafogo aparece com 33,1%. No G4, o Fortaleza, terceiro colocado, tem 2% de probabilidade de levantar a taça, e o Internacional, em quarto, apenas 0,12%.
Corrida pelo título
A liderança é inédita para o Palmeiras nesta temporada, já que a equipe comandada por Abel Ferreira não havia ocupado o topo da tabela até agora. O Botafogo, por sua vez, liderava o campeonato desde a 25ª rodada, mas viu o Verdão reduzir uma desvantagem de seis pontos e ultrapassá-lo na reta final.
Nesta terça-feira (26), Palmeiras e Botafogo farão um confronto direto que pode ser decisivo para o título. Com 70 pontos, o Alviverde lidera graças a uma vitória a mais em relação ao time carioca, que tem a mesma pontuação e ocupa a vice-liderança. A partida acontecerá às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.
A situação atual lembra a temporada de 2023, quando o Palmeiras também superou uma grande desvantagem para conquistar o título na última rodada. Naquele ano, o Botafogo chegou a ter uma vantagem de 14 pontos, mas perdeu rendimento na reta final e terminou o campeonato apenas na quinta colocação.