O Palmeiras lidera o ranking de clubes sul-americanos da FIFA para o Mundial de Clubes de 2025. A FIFA usará essa classificação para determinar os dois clubes qualificados para o torneio, que se juntarão aos quatro vencedores da Libertadores.
A Confederação Sul-Americana tem direito a seis vagas, com um limite de dois representantes por país, a menos que um time conquiste o título continental. No Brasil, atualmente, Palmeiras, Flamengo e Fluminense têm garantidas suas participações como vencedores da Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. Portanto, times brasileiros não têm mais chances de se qualificar via ranking.
Se um dos três já classificados conquistar novamente o título em 2024, serão abertas três vagas pelo ranking. Neste momento, Boca Juniors e River Plate, da Argentina, estariam entre os times que teriam a oportunidade de disputar o torneio.
Com o Palmeiras na primeira posição, somando 119 pontos, o Flamengo ocupa o segundo lugar com 118 pontos, enquanto o Atlético-MG está em terceiro, acumulando 81 pontos. O atual campeão, Fluminense, está em quinto lugar, com 58 pontos.
O São Paulo, que retornará à disputa da Libertadores em 2024, está na 22ª posição, com apenas 25 pontos. O Tricolor só se classificará para o Mundial se conquistar a competição continental no próximo ano. Corinthians e Santos, fora do torneio principal da América, não têm mais chances de participação.
O ranking da FIFA leva em consideração o desempenho dos clubes nas principais competições de cada continente entre 2021 e 2024, começando sempre pela fase de grupos. São atribuídos três pontos por vitória, um ponto por empate e mais três pontos a cada avanço de fase.
(Com informações do Gazeta Esportiva)