Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, o Palmeiras e Grêmio fizeram duelo equilibrado em Porto Alegre e ficaram no empate em 1 a 1. O Verdão saiu na frente com um golaço de Raphael Veiga, enquanto o Tricolor Gaúcho foi buscar o empate já nos acréscimos com Ferreira.
O empate teve gosto amargo para as duas equipes. O Palmeiras perde a chance de subir para o G4 da competição. A equipe chega a 18 pontos e agora é o quinto colocado. O Grêmio também desperdiçou a oportunidade de dar salto importante na tabela e de voltar a vencer, e agora aparece na 11ª colocação, com 13.
As duas equipes viram a chavinha e voltam as suas atenções para a disputa da Copa Libertadores. Pelo Grupo B, o Verdão visita o Guarani, no Paraguai, na quarta-feira, às 21h30. No mesmo dia e horário, o Tricolor Gaúcho tem clássico contra o Internacional pelo Grupo E.
O jogo
O começo do primeiro tempo foi de muito estudo pelas duas equipes e demorou exatos 15 minutos para um dos goleiros trabalhar. Lucas Silva cobrou com força a falta frontal de média distância e Weverton voou no cantinho para fazer boa defesa.
A partir de então, o Grêmio tinha mais posse de bola, mas o Palmeiras controlava bem o adversário defensivamente, cedendo poucos espaços. O Tricolor Gaúcho chegou apenas mais uma vez com perigo, quando Victor Ferraz cruzou na segunda trave e Alisson finalizou para outra defesa importante de Weverton, já aos 38.
Com as duas defesas bem postadas, as equipes desceram para o vestiário com o 0 a 0 no placar. Na volta para o segundo tempo, o Palmeiras parecia se soltar mais ao ataque, mas continuava com dificuldade no último terço e nas finalizações. Aos 20 minutos, Luxa mexeu na equipe para reforçar o sistema ofensivo e deu certo.
O Verdão passou a ter mais volume de jogo com as entradas de Wesley e Luiz Adriano no comando de ataque, e conseguiu abrir o placar aos 26, em bela jogada. Matías Viña subiu pelo lado esquerdo e cruzou para Raphael Veiga completar sozinho e de primeira no meio da área.
Com o placar favorável ao Palmeiras, o Grêmio voltou a ter mais posse de bola, mas o Verdão mostrou uma postura firme na defesa, impedindo chegadas perigosas da equipe gaúcha. Tudo parecia caminhar para a vitória palmeirense, até que, em cobrança de escanteio, já aos 46, Ferreira apareceu sozinho e desviou de cabeça para igualar a partida.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 1 PALMEIRAS
Data: 20 de setembro de 2020, domingo
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Éder Alexandre
VAR: Caio Max Augusto Vieira
Cartões amarelos: Victor Ferraz (Grêmio); Felipe Melo, Matias Viña e Gabriel Menino (Palmeiras)
Gols: Ferreira, aos 46 do 2T (Grêmio); Raphael Veiga, aos 26 do 2T (Palmeiras)
GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz e Diogo Barbosa; Darlan (Isaque), Lucas Silva (Ferreira) e Matheus Henrique; Alisson, Robinho (Guilherme Azevedo) e Diego Souza
Técnico: Renato Gaúcho
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gomez e Matias Viña; Ramires (Wesley), Gabriel Menino (Bruno Henrique), Danilo e Raphael Veiga (Vitor Hugo); Rony (Gabriel Verón) e Willian (Luiz Adriano)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Palmeiras empata com o Grêmio Foto: Cesar Greco/SEP