O Palmeiras quer contar com Riquelme em 2013, e por isso enviou um representante à Argentina para tentar seduzir o jogador a atuar no futebol brasileiro. Um documento oficial já foi enviado por e-mail ao Boca Juniors, clube com o qual o astro tem contrato (o vínculo ainda existe, apesar de Riquelme não atuar desde o fim da Libertadores), mas representava apenas a formalização do interesse no meia ? não uma proposta. A presença do estafe do Palmeiras em Buenos Aires serve para reforçar a ligação com Riquelme.
Além disso, o Verdão quer evitar qualquer possibilidade de o meia voltar ao Boca por causa de sua boa relação com o técnico Carlos Bianchi, recém-contratado pelo clube argentino.
? Sabemos da ligação entre os dois, e isso pode influenciar na escolha dele. Mas vamos tentar explorar um sonho que ele sempre teve, de atuar pelo futebol brasileiro. Queremos juntar os nossos interesses com os do Riquelme ? disse um dirigente próximo ao presidente Arnaldo Tirone.
O presidente continua desconversando, pois quer evitar falar sobre quaisquer negociações ? a postura foi adotada desde o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Mas não esconde o interesse em contar com o jogador de 34 anos.
? É um grande jogador, mas é muito difícil tirá-lo de lá (da Argentina). No passado, já houve uma tentativa frustrada ? relatou Tirone.
? Agora o técnico deles já disse que o quer de volta, não é? Então... ? completou.
A chegada do argentino é considerada difícil, mas o Palmeiras quer ao menos saber quais são as condições para ter Riquelme no futebol brasileiro em 2013. Na diretoria, a contratação divide opiniões. Em reunião recente do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) do clube, alguns conselheiros reclamaram da possibilidade com Tirone. Citaram o desempenho do meia na final da Taça Libertadores contra o Corinthians, e o gênio forte que causa problemas com alguns treinadores.
Por outro lado, a possível contratação de Riquelme poderia selar a saída de Valdivia do Palmeiras, já que o chileno está em baixa no elenco e deve ser negociado para o Palmeiras reaver parte do investimento feito em 2010. Enquanto um substituto não for contratado, o Mago vai continuar nos planos.