O futebol é um esporte jogado no mundo inteiro, muito por razão das condições para a prática não serem tão específicas ou difíceis. Com a democratização do esporte, rapidamente se tornou o maior e mais amado do mundo, e foi coletando durante sua história alguns recordes que impressionam. Confira alguns destes recordes abaixo:
PARTIDA INTERNACIONAL COM MAIS GOLS DA HISTÓRIA:
Em 2002, a Austrália venceu a Samoa Americana por 31 a 0 em um jogo das eliminatórias para a Copa do Mundo, superando o antigo recorde que pertencia à Seleção do Taiti, que em 1971 ganhou da Seleção Cookense (das Ilhas Cook) por 30 a 0. O atacante Archie Thompson fez 13 gols na partida, enquanto o vice-artilheiro da partida foi David Zdrilic, com 8 gols.
JOGADOR MAIS VELHO A ATUAR NA COPA DO MUNDO:
O goleiro egípcio Essam El-Hadary se tornou o jogador mais velho a jogar em uma Copa do Mundo, aos 45 anos e 5 meses, em 2018. Apesar de não ser o titular da posição, a estafe da seleção decidiu por colocar Essam em campo na terceira partida da fase de grupos. Essam ainda chegou a defender um pênalti nesta partida.
Essam El-Hadary, o jogador mais velho a jogar em uma Copa do Mundo, aos 45 anos. (Foto: (AP /Sunday Alamba)
Maior série de invencibilidade no futebol em campeonatos disputados:
Na última temporada europeia, o time do Bayer Leverkusen ficou durante impressionantes 51 jogos sem perder, a terceira maior sequência da história do futebol europeu. Apesar do grande número, não chega nem perto dos Celtic, que ficou incríveis 62 partidas sem perder entre 1915 e 1917. Outro time que aparece na lista é o Benfica, com invencibilidade de 48 jogos entre 1963 e 1965.
GOL MAIS LONGO DA HISTÓRIA:
Este recorde também foi quebrado no velho continente: Em 2013, o goleiro Tom King, do Newport County, marcou um gol de 96,01 metros em um jogo da Copa da Inglaterra. O goleiro cobra um tiro de meta, e a bola viaja muito até quicar na entrada da área e encobrir o goleiro adversário.
PARTIDA COM MAIOR NÚMERO DE CARTÕES VERMELHOS:
Pra você que assistia aquele Fla-Flu, ou aquele clássico paulista entre Palmeiras e Corinthians, era normal presenciar a distribuição de cartões vermelhos naquelas confusões de fim de jogo, mas este caso é assustador até pro torcedor acostumado: Um jogo entre Claypole e Victoriano Arenas, na Argentina, em 2011, terminou com 36 cartões vermelhos, após uma briga generalizada.