A China intensificou sua participação no futebol nos últimos anos e o Campeonato Chinês refletiu esse investimento com a participação de grandes jogadores. Grandes jogadores como Oscar, Paulinho, Lavezzi, Mascherano e Alexandre Pato jogam a competição, que estreou nesta sexta-feira.
Além de jogadores já conhecidos, as equipes investiram bem na última janela e atletas do porte de Hamsik (Dalian Yifang, ex-Napoli), Sandro Wagner (Tianjin Teda, ex-Bayern de Munique) e Fellaini (Shandong Luneng, ex-Manchester United) são alguns dos novos jogadores desta temporada. Confira os principais destaques da competição.
Na última edição da competição, o Shangai SIPG encerrou o ciclo vitorioso do Gaungzhou Evergrande e se tornou campeão, nas últimas rodadas, do Campeonato Chinês. Naturalmente, a equipe é favorita, mesmo após perder, para o Espanyol, o último artilheiro da edição, o atacante Wu Lei. A equipe conta com os brasileiros Oscar, Hulk e Elkeson para manter a faixa de campeão.
O MAIS VITORIOSO
O Guangzhou Evergrande é o maior campeão da competição, com sete títulos, mas no ano passado não conseguiu o oitavo título seguido. Nesta temporada, foi atuante no mercado e fez 11 contratações. Paulinho e Anderson Talisca, além do jovem zagueiro inglês, Tyias Browning, são os destaques da equipe.
JEJUM
Outro grande campeão da história, o Shandong Luneng (quatro títulos) também entra forte na competição. O estímulo é encerrar um jejum de dez anos sem conquistar o Chinesão. A equipe conta com o atacante Graziano Pellè e os brasileiros Gil e Roger Guedes. Além disso, contratou o volante belga Marouane Fellaini, vindo do Manchester United, por 15 milhões de euros (R$ 63 milhões) e que estreou com gol, nesta sexta-feira, contra o Beijing Renhe.
O DA CAPITAL
Com apenas um título da competição na história, o Beijing Guoan aposta em uma boa temporada. A equipe já começou com o pé direito e venceu o Wuhan Zall, por 1 a 0, com gol de Renato Augusto, um dos destaques da equipe, junto com o atacante Cédric Bakambu.
REFORÇO NAPOLITANO
Na última temporada, o Dalian Yifang terminou a competição em 11º lugar, com 35 pontos. Agora, a equipe aposta em um consagrado jogador: o clube chinês tirou Hamsik do Napoli, após 12 anos defendendo o clube italiano. O eslovaco se junta a Yannick Carrasco, preterido por grandes clubes europeus na última janela de transferências, mas que permanece na China.
HERMANOS
Sem nunca ganhar o Campeonato Chinês, o Hebei Fortuna aposta em dois argentinos consagrados para reverter esse retrospecto ruim. Lavezzi, que retornou ao clube em 2017 e já soma, ao todo, 32 gols e 31 assistências em 64 jogos, e o volante Javier Mascherano.
GRANDES JOGADORES
A competição ainda conta com outros grandes jogadores, como Alan Kardec e Fernandinho, do Chongqing Dangdai; o alemão Sandro Wagner, que deixou o Bayern de Munique e foi para o Tianjin Teda; Mousa Dembélé, que deixou o Tottenham e foi para o Guangzhou R&F, além de Alexandre Pato, do Tianjin Tianhai.
POR FORA
Os azarões da vez são as duas equipes que conseguiram o acesso para esta temporada. O Wuhan Zall perdeu em sua estreia, nesta sexta-feira, para o Beijin Guoan, mas aposta em jogadores, como o brasileiro Leo Baptistão. A outra equipe é o Shenzhen FC, que estreia contra o Hebei Fortuna, neste sábado.