"Eu sou campeã olímpica", resumiu a judoca brasileira brasileira Beatriz Souza, depois de vencer a insraelense Raz Hershko e conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil nesta sexta-feira. Ela é uma das atletas treinadas pela piauiense Sarah Menezes, técnica da Seleção Brasileira de Judô.
Sarah Meneses, que acompanha suas atletas nas Olimpíadas de Paris, foi as lágrimas após a conquista do ouro de Beatriz nos Jogos.
Carreira de Bia
A brasileira Beatriz Souza conquistou o ouro olímpico no judô nas Olimpíadas de Paris 2024, na categoria acima de 78kg, em sua primeira participação nos Jogos. Atual quinta colocada no ranking mundial, ela derrotou a israelense Raz Hershko na final para garantir a medalha de ouro.
Nascida em Peruíbe, litoral de São Paulo, Beatriz Souza, conhecida como "Bia", tem 26 anos, mede 1,78m e pesa cerca de 115kg. Atleta do clube Pinheiros, em São Paulo, ela é uma presença constante nos pódios das principais competições de judô.
Em Campeonatos Mundiais, Beatriz Souza possui duas medalhas de prata: uma em Budapeste-2017, no torneio por equipes mistas, e outra em Tashkent-2022, no torneio individual. Ela também tem quatro medalhas de bronze: duas em Tóquio-2019 e Budapeste-2021, no torneio por equipes mistas, e duas em Budapeste-2021 e Doha-2023, no torneio individual.
Nos Jogos Pan-Americanos, Beatriz Souza conquistou uma prata em Santiago-2023, no torneio por equipes mistas, e duas medalhas de bronze, em Lima-2019 e Santiago-2023, no torneio individual.