O brasileiro Pepê Gonçalves começou bem nas disputas do caiaque extremo nas Olimpíadas de Paris. Nesta sexta-feira, o atleta fez o segundo melhor tempo da prova, completando a descida em apenas 66s41. Apenas o britânico Joseph Clarke foi superior, com um tempo de 66s08. Com essa vantagem, Pepê poderá escolher a chave da primeira rodada, que acontece no sábado a partir das 11h40 (horário de Brasília).
O caiaque extremo, também conhecido como caiaque cross, estreou nas Olimpíadas nesta sexta-feira. Comparada a outras modalidades da canoagem slalom, esta prova é mais imprevisível e cheia de adrenalina. No caiaque cross, quatro atletas competem simultaneamente a partir da primeira rodada. Eles iniciam a prova juntos, descendo de uma rampa posicionada acima do percurso, que conta com até seis portões a favor da correnteza e dois portões contra a correnteza.
A prova desta manhã serviu apenas para determinar quais atletas terão a vantagem de escolher contra quem competirão na primeira rodada, que será disputada neste sábado (3) a partir das 11h40. Ainda nesta sexta-feira, Ana Sátila competirá na categoria feminina. As chaves da próxima fase do masculino ainda não foram definidas.
Sobre a categoria extremo
Novidade nos Jogos Olímpicos, a modalidade, anteriormente chamada de caiaque cross, consiste em uma largada com duas a quatro embarcações escorregando de uma rampa e descendo simultaneamente por um percurso com balizas. O primeiro a concluir o trajeto vence a prova.