Caio Bonfim fez história nas ruas de Paris na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília). O brasileiro de 33 anos conquistou a medalha de prata na marcha atlética de 20 km, a primeira da história para o Brasil. Durante toda a prova, Caio esteve entre os líderes, frequentemente puxando o pelotão da frente. Com duas punições na reta final, a prova foi emocionante até o fim, com Caio disputando o ouro até os metros finais.
Caio Bonfim, quarto lugar na Rio-2016, conquistou a prata em Paris com o tempo de 1h19m09s, 14s atrás do equatoriano Brian Daniel Pintado, que levou o ouro. O espanhol Alvaro Martin ficou com o bronze (1h19m11s). Max Batista foi 28º e Matheus Corrêa, 39º. Na disputa feminina, Érica Sena ficou em 13º, Viviane Lyra em 18º e Gabriela Souza em 36º.
"É um momento muito especial que Deus me deu a oportunidade de poder levar essa medalha pra casa, na frente dos meus filhos. A ficha ainda não caiu. Eu acho que essa medalha eterniza esse momento. E que a gente possa abrir ainda mais portas", disse.
Caio Bonfim se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica em sua quarta participação, após competir em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021. Finalmente, conseguiu sua primeira medalha em Paris.
Caio Bonfim vive em Sobradinho (DF) com a esposa e os filhos. Os treinos são realizados nas ruas da cidade e no estádio Augustinho Lima, onde também acontece o projeto Centro de Atletismo de Sobradinho, organizado pela família Bonfim. Caio é treinado pela mãe, Gianette Bonfim, que é oito vezes campeã brasileira. E o treinador dela foi João Sena, seu marido e pai de Caio.