SEÇÕES

O que se sabe até agora sobre o técnico Abel Ferreira na seleção brasileira

Técnico português é especulado após resposta negativa de Ancelotti à CBF; Palmeira nega “sinal verde” de Leila Pereira

O que se sabe até agora sobre o técnico Abel Ferreira na seleção brasileira | Foto: César Greco/Palmeiras
Siga-nos no

A tentativa de trazer Ancelotti chegou ao fim, mas a busca da CBF por um novo técnico para a seleção brasileira continua indefinida. Um dos nomes cogitados agora é Abel Ferreira, o treinador há mais tempo no comando de um clube no Brasil. 

À frente do Palmeiras desde novembro de 2020, o português — então desconhecido do público brasileiro — conquistou dez títulos pelo clube. O sucesso à frente do Verdão naturalmente o coloca entre os especulados para assumir a seleção.

A sucessão de frustrações com Ancelotti evidencia como comandar a seleção brasileira se tornou uma verdadeira “batata quente”, e por isso a CBF mantém planos A, B e C. O nome de Abel Ferreira já foi considerado nas últimas mudanças de comando, no fim de 2023 e 2024, quando Fernando Diniz e Dorival Júnior passaram pela seleção. Na ocasião, a CBF chegou a conversar com o técnico do Palmeiras, mas sem apresentar uma proposta formal. 

Em entrevista pós-jogo contra o Ceará na quarta, 30, Abel falou sobre sua identificação com o Brasil: “Eu acho que já disse isso publicamente. Há um lema na bandeira do Brasil que gosto muito, Ordem e Progresso. É algo que me identifico muito aqui no Palmeiras, é isso que fazemos aqui dentro.”

O português reconheceu o valor de ser considerado para posição, mas reforçou seu compromisso com o clube paulista: “Claro que é uma honra ter seu nome associado à uma das melhores seleções do mundo. Mas tenho contrato com o clube, o meu foco é total e absoluto com meus jogadores, com o Palmeiras e não posso te dizer muito mais do que isso.”

O nome de Abel Ferreira voltou a ganhar força como possível técnico da seleção brasileira, segundo a coluna de Lauro Jardim, que o coloca como favorito, à frente de Jorge Jesus. A publicação afirma que Leila Pereira teria autorizado conversas, mas o Palmeiras negou e disse que a presidente nem foi procurada pela CBF. 

Jorge Jesus também segue cotado, especialmente após a eliminação do Al-Hilal na Liga dos Campeões Saudita. Com sua possível saída do clube, a CBF pode definir o novo técnico antes da próxima data Fifa, em junho.

 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também