Na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras emergiu como o vencedor destacado. Além de conquistar uma vitória convincente em casa por 4 a 0 sobre o lanterna América-MG, o Verdão agora tem a oportunidade de se tornar campeão neste fim de semana, graças aos tropeços de Flamengo e Botafogo em seus respectivos jogos.
No próximo domingo (3), o Palmeiras retorna ao Allianz Parque para enfrentar o Fluminense. Para celebrar o título junto com sua torcida, os torcedores do Palmeiras precisam torcer por uma vitória sobre o Flu e esperar que Flamengo, Botafogo e também o Atlético-MG não conquistem os três pontos. Mesmo um empate nesses jogos seria favorável para o clube alviverde.
Vale lembrar que, diferentemente da rodada anterior, onde todos os jogos ocorreram no mesmo dia e horário, na penúltima rodada há um desmembramento. O Atlético-MG será o primeiro a entrar em campo no sábado (2), às 21h, enfrentando o São Paulo em Belo Horizonte.
Se o Atlético vencer o São Paulo, o Palmeiras entrará em campo no domingo (3), ciente de que não pode conquistar matematicamente o título naquele fim de semana. Mesmo que o Atlético não vença o São Paulo, os palmeirenses não poderão comemorar imediatamente após o apito final em caso de vitória sobre o Fluminense, pois o Botafogo só jogará às 18h30, enfrentando o Cruzeiro no estádio Nilton Santos.
O Flamengo, outra equipe com chances de título, jogará no mesmo horário que o Palmeiras, enfrentando o Cuiabá no Rio de Janeiro.
É preciso frisar que, mesmo que o título não seja garantido matematicamente nesta rodada, o Palmeiras, que depende apenas de si mesmo para confirmar a conquista, estará em uma posição muito favorável se vencer o Fluminense no domingo (3). Isso abrirá uma vantagem de três pontos (uma vitória) em relação aos clubes abaixo na tabela, com uma vitória a mais e saldo de gols superior a todos eles.
O Botafogo, atual vice-líder, é o time com o saldo mais próximo ao do Palmeiras, com uma diferença de sete gols (30 a 23). Para Atlético-MG e Flamengo, a distância em relação ao Palmeiras é maior, de oito e 16 gols, respectivamente. Essa vantagem parece difícil de ser superada ou igualada em apenas dois jogos.