Após mais de uma anos depois de deixar o cargo técnico do Barcelona, Xavi finalmente revelou o que motivou a sua saída do time espanhol e teceu duras críticas a si mesmo.
O ídolo blaugrana afirmou que não depositou cobranças suficientes ao elenco acabou por relaxar o time, o que gerou impacto negativo no desempenho do time.
“Comecei minha carreira como técnico no Barça com altas exigências para os jogadores e o clube. Meu erro foi manter os padrões altos somente durante um ano. Desde que cheguei até ganharmos La Liga, Supercopa... Tempos depois, pude ser autocrítico e me disse: "Caramba, o que aconteceu comigo?" afirmou Xavi, durante uma palestra em uma universidade.
TRAJETÓRIA NO BARCELONA
Xavi esteve à frente do Barcelona entre 2022 e 2023. Sob o seu comando, a equipe conquistou títulos do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha. Um feito importante após a saída de Messi do clube espanhol.
O primeiro ano da liderança de Xavi foi marcado por bons desempenhos. O que não se repetiu no ano seguinte quando o time caiu drasticamente de nível, ficando em segundo lugar no Campeonato Espanhol.
“Eu baixei meus padrões, e os jogadores já não tinham a mesma atitude, o mesmo respeito, o mesmo esforço. Os padrões foram baixando cada vez mais até o ponto em que na minha última temporada não ganhamos nada. Aprendi muito com isso”, desabafou o ex-técnico.