O mito do sexo e atletas: é bom ou ruim antes de uma competição? - Desempenho

Desde a antiguidade, na Grécia e em Roma, pensava-se que a abstinência sexual era necessária, visto que deveria haver uma comunhão entre corpo e espírito. - Desempenho

Slide 1 de 3

Desempenho

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Você provavelmente já se perguntou em algum momento da sua vida se os atletas olímpicos têm uma vida normal. Você acha que essas pessoas que realizam feitos incríveis, aparentemente sobre-humanos, se comportam em todas as situações como qualquer outro jovem? Entre as perguntas que nos fazemos estão: a atividade sexual tem algum efeito no desempenho do atleta? Os atletas precisam deixar de fazer sexo antes de uma competição para ter um bom desempenho?

Hoje em dia e de acordo com a tradição, a maioria dos treinadores recomenda aos seus atletas que não tenham relações sexuais antes de uma competição, mas há alguma evidência para essa recomendação?

Desde a antiguidade, na Grécia e em Roma, pensava-se que a abstinência sexual era necessária, visto que deveria haver uma comunhão entre corpo e espírito. Para garantir o desempenho, o atleta deveria descansar antes de uma competição e não se envolver em atividades que tirassem sua atenção. Essa recomendação perdurou ao longo dos anos, e muitos treinadores consideram a abstinência necessária, pois se pensa que a atividade sexual provoca desgastes físicos e, no caso dos homens, a ejaculação diminui a testosterona, o que provoca uma redução da agressividade e da força muscular. Mohammad Ali costumava dizer que precisava de seis semanas de abstinência antes de uma luta, porque isso aumentava sua agressividade.

Slide 1 de 3
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES