Núbia treina na Espanha e vai atrás do índice olímpico

A atleta mineira de 24 anos e seu treinador, o campeão olímpico Ivan Pedroso, planejam temporada indoor em 2021, no inverno Europeu

Núbia Soares | Flávio Florido/COB
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Núbia Soares / Flávio Florido/COB

Núbia Soares, do salto triplo, voltou a treinar na Espanha. A atleta de 24 anos que tem contrato com o Barcelona, tem como objetivo conseguir o índice olímpico a partir de dezembro e assegurar a participação nos Jogos de Tóquio em 2021. Ela e seu treinador Ivan Pedroso, que foi campeão olímpico em Sydney 2000 e nove vezes campeão mundial no salto em distância, planejaram a disputa da temporada indoor no inverno europeu em 2021.

“O índice olímpico - 14,32 m - continua sendo o meu objetivo. Eu vou correr atrás. Vou fazer a temporada indoor de 2021 – temos alguns treinamentos periodizados para dezembro e para o início do ano que vem. Assim que tiver competições vou entrar em busca do índice e para dar sequência ao planejamento. Buscar novos ares, novos recordes”, disse Núbia, recordista brasileira, com 14,69 m (1.3).

A mineira, de Lagoa da Prata, de 24 anos (nascida em 26 de março de 1996), que migrou do handebol para o atletismo, disputou os Jogos Olímpicos do Rio-2016, mas ficou fora do Pan-Americano de Lima, Peru, e Mundial de Doha, Catar, em 2019, por causa de uma tendinite que a atormentou. Sua melhor marca pessoal no salto triplo, de 14,69 m, foi obtida em Soteville, França, em 17 de julho de 2018. Este ano, em fevereiro, no L'Anneau-Halle d'Athlétisme de Metz, França, Núbia saltou 13,66 m. Em junho de 2019, saltou 14,28 m, em Huelva, na Espanha.

A rotina da atleta já voltou quase ao normal há um mês e meio. “As pistas estão abertas, mas há várias recomendações como a do uso de máscaras, tanto na rua quanto nos estabelecimentos. Mas a gente pode treinar, com a medida de segurança de dois metros de distanciamento.” (COB)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES