A Paramount Global (antiga Viacom), dona das marcas MTV, Nickelodeon, Comedy Central e do grupo de humor Porta dos Fundos, decidiu entrar de cabeça no esporte já com uma briga de gigantes, pelos direitos da Libertadores da América e da Copa Sul-Americana entre 2023 e 2026. A empresa projeta ter as partidas para o seu streaming, o Paramount+, que já exibe futebol em outros países. Ao todo, dez grupos de mídia enviaram propostas para a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
O Notícias da TV conseguiu confirmar com fontes seis grupos no páreo pelas duas competições continentais. Para TV aberta, Globo e SBT estão na disputa, como já era esperado. Mas a briga pega fogo de verdade pelos dois pacotes de plataformas por assinatura (TV paga e streaming). A coluna descobriu quatro: Disney, WarnerMedia, as operadoras Claro/Sky, além da Paramount.
É a primeira tentativa de investimento da Paramount Global em esportes na região. O plano é mostrar as partidas no Paramount+ para toda a América do Sul.
Em outros mercados, o conglomerado de mídia tem pagado caro por direitos para exibir futebol ao vivo. Na América Central, são mostradas partidas da Premier League, a mais importante do mundo. Nos Estados Unidos, o Brasileirão faz parte do portfólio da empresa.
A coluna apurou que o resultado das negociações sai até 6 de maio. Essa é a data limite prometida pela federação e pela FC Diez Media, agência que negocia o evento para a entidade. O resultado ainda irá demorar alguns dias por conta de análises dos detalhamentos das propostas que foram feitas até a última quarta (20).
Globo e SBT brigam por 23 jogos por ano da Libertadores na TV aberta e outros 13 da Sul-Americana. Ambas colocaram o torneio como sua prioridade no ano por conta da audiência que podem alcançar.