Morreu neste domingo(19) João Baptista Bellinaso Neto, mais conhecido como Léo Batista, aos 92 anos de idade. O jornalista esportivo estava internado desde o dia 6 de janeiro para tratar um câncer no pâncreas, descoberto após um quadro de desidratação e dor abdominal.
HISTÓRIA DO JORNALISTA:
Filho de imigrantes italianos, o veterano Léo Batista nasceu em Cordeirópolis, no interior de São Paulo. Começou sua trajetória no rádio aos 15 anos, trabalhando com serviços de alto-falantes em sua cidade natal, e rapidamente se estabeleceu na mídia, ainda nos anos 1940.
Com mais de 76 anos dedicados à comunicação, Léo passou 53 deles na TV Globo, onde se consolidou como um especialista em esportes. Apaixonado por futebol e torcedor fervoroso do Botafogo, ele se tornou uma figura histórica da TV aberta.
Embora fosse especialista em esportes, ficou conhecido como o "coringa" da emissora. Em 1970, foi convidado como freelancer para integrar a equipe da Globo na cobertura da Copa do Mundo no México. Após o campeonato, substituiu Cid Moreira em uma edição do "Jornal Nacional", o que lhe garantiu uma contratação definitiva.
Léo também foi o primeiro apresentador de importantes telejornais, como o "Jornal Hoje" (1971), o "Esporte Espetacular" (1973) e o "Globo Esporte" (1978), além de ser responsável por levar o quadro de gols ao "Fantástico", aos domingos, transformando a maneira como o futebol passou a ser consumido na TV.