O Brasil está preparado para a estreia na Copa América contra a Costa Rica, que acontece nesta segunda-feira, às 22h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Inglewood, pela primeira rodada. A Seleção integra o Grupo D, que também conta com Paraguai e Colômbia, esta última será a adversária final do Brasil na fase de grupos.
Neste domingo, o técnico Dorival Júnior confirmou mudanças na equipe titular. Guilherme Arana, do Atlético-MG, substituirá Wendell, do Porto. Na defesa, Éder Militão entrará no lugar de Lucas Beraldo.
"Nós fizemos algumas mudanças em relação à base e aos dois jogos iniciais, que foram importantes para avaliar o encaixe dos jogadores. Esses treinamentos foram fundamentais para testar mais nomes. A escalação inicial será com Militão e Arana, e com Alisson, em relação aos primeiros jogos dessa convocação", confirmou Dorival Júnior.
Assim, a equipe brasileira para a estreia será composta por Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vini Jr.
Dorival Júnior destacou que, devido ao formato curto do torneio, haverá pelo menos uma alteração a cada jogo:
"Não é uma alteração técnica, mas tática. Para as exigências da partida contra a Costa Rica, acredito que Arana e Militão se encaixam melhor, embora Beraldo e Wendell tenham feito excelentes jogos. Poderemos ter outras formações na frente. Em cada partida, pela necessidade de estar 100%, uma alteração ocorrerá. É um torneio que exige isso."
O técnico também foi questionado sobre a situação do atacante Endrick, que marcou três gols nos jogos de preparação, mas ainda luta por uma vaga no time titular. Contra a Costa Rica, o ataque será formado por Raphinha, Vini Jr e Rodrygo.
"Precisamos de um pouco de paciência para que ele encontre seu caminho naturalmente. Sempre trabalhei com as categorias de base, o que me deu estrutura para entender o momento ideal de utilizar os jogadores. Muitos jogadores que trabalhamos obtiveram ótimos resultados. Tudo é questão de tempo e de uma mudança comportamental do próprio atleta. Endrick está entendendo o que precisa fazer para ser titular em breve. Ele é extremamente hábil e tem atributos interessantes."
Dorival Júnior acrescentou: "Queremos ver todos juntos em campo, mas é preciso manter o equilíbrio. Endrick está muito consciente e tranquilo, e tem sido muito importante para a equipe. Ele é frequentemente o primeiro a entrar em todas as partidas e tem dado ótimas respostas. Tenho pressa em colocá-lo em campo, mas é necessário equilíbrio. As mesmas pessoas que pedem sua entrada podem começar a questionar se ele não corresponder. Ele tem uma capacidade excelente e, em pouco tempo, será um dos grandes jogadores promissores que estamos vendo."