Nesta segunda-feira (30) o craque argentino Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pela oitava vez e levou para casa a Bola de Ouro. A cerimônia de entrega do troféu mais importante a nível individual no futebol, aconteceu no Teatro de Châtelet, em Paris. O Prêmio é entregue pela revista "France Football"
Com a vitória, o argentino superou o seu maior adversário da temporada, o norueguês Erling Haaland, do Manchester City. Halland foi o grande artilheiro do clube e faturou a Tríplice Coroa em 2022/23. Porém a vitótia de Messi no maior torneio do esporte, a Copa do Mundo, fez com que o camisa 10 levasse a honraria.
Ao contrário do que muitos podem pensar, a entrega da bola de ouro não tem relação com a Fifa. A confederação realiza seu próximo evento com a entrega do prêmio "The Best". Após levar o troféu para a Argentina depois de 36 anos, Messi também foi premiado como melhor do mundo pela entidade máxima do futebol.
Por outro lado, o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, ficou em sexto lugar na disputa, atrás apenas de Rodri, De Bruyne, Mbappé, Haaland e Lionel Messi. Ele levou o Prêmio Sócrates, pelo trabalho exercido através do Instituto Vini Jr, o espaço auxilia crianças carentes. Durante a entrega, o jogador comentou sobre a luta antirracsita.
"Eu estou preparado para isso, sempre posso falar sobre isso. Eu vou lutar sempre contra isso, e espero que todos possam ajudar. É muito triste sempre falar sobre racismo, gosto de falar sobre futebol, é triste. Quero pedir força para seguir na luta, para que as crianças possam sofrer cada vez menos", afirmou o jogador do Real Madrid.
Confira o top 10 da lista:
1º: Lionel Messi (Argentina/PSG/Inter Miami)
2º: Erling Haaland (Noruega/Manchester City)
3º: Kylian Mbappé (França/PSG)
4º: Kevin De Bruyne (Bélgica/Manchester City)
5º: Rodri (Espanha/Manchester City)
6º: Vini Jr (Brasil/Real Madrid)
7º: Julián Álvarez (Argentina/Manchester City)
8º: Victor Osimhen (Nigéria/Napoli)
9º: Bernardo Silva (Portugal/Manchester City)
10º: Luka Modric (Croácia/Real Madrid)