Mesma acusação: Por que Daniel Alves está preso e Robinho solto

Robinho, que foi condenado em todas as instâncias na Justiça italiana, está livre no Brasil. E há informações que busca clubes para jogar.

Robinho está solto no Brasil e Daniel segue preso na Espanha | Reprodução e CBF
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A acusação delituosa é a mesma, mas os jogadores Daniel Alves e Robinho estão em situações bastante diferentes. Daniel Alves, que é apenas investigado, está preso na Espanha. Já Robinho, que foi condenado em todas as instâncias na Justiça italiana, está livre no Brasil. E há informações que busca clubes para jogar.

O jogador brasileiro preso foi acusado por uma mulher de ter feito sexo forçado com ela. O ato teria acontecido em uma boate de Barcelona, no dia 30 de dezembro de 2022. 

Robinho está solto, enquanto Daniel foi preso na Espanha - reprodução

Voluntariamente

O jogador prestou depoimento voluntariamente à Justiça mas acabou preso. Ele apresentou versões diferentes, que somadas as provas colhidas pela polícia fizeram a juíza do caso optar por mantê-lo sob custódia.

 Robinho, foi condenado há nove anos de prisão, em janeiro do 2022, pela terceira instância da Justiça italiana. O caso de Robinho aconteceu, em 2013, quando ele e um grupo de amigos, segundo a vítima, a embriagaram e a violentaram em uma boate de Milão. Como não cabe mais recurso, a condenação é definitiva. Robinho, entretanto, está livre.

Benefício da lei

Robinho está solto apenas porque veio para o Brasil antes de ser condenado, e assim, se beneficia da lei brasileira. A legislação não permite que brasileiros sejam extraditados. Daniel Alves foi detido porque estava na Espanha e se submete as leis daquele país.

A situação de Robinho pode mudar. Apesar de não poder ser enviado para a Itália, ele pode cumprir a pena no Brasil, desde que haja um acordo entre os países.O Ministro da Justiça, Flávio Dino, falou sobre o caso recentemente à Rádio BandNews:

— A própria Constituição brasileira proíbe extradição de brasileiros natos. Agora, pode, em tese, haver este cumprimento de pena [no brasil], mas é algo a ser examinado posteriormente quando isso efetivamente tramitar — disse o ministro.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES