O backnumber vermelho mostrava que Mayra Aguiar estava defendendo o título na categoria meio-pesado (78kg) no Mundial de judô. Mas a brasileira acabou fora das disputas por medalhas em Baku. Na última madrugada, a bicampeã mundial foi surpreendida pela chinesa Ma ZhenZhao nas oitavas de final, se despedindo da competição no Azerbaijão.
Atual número 5 do mundo, Mayra conseguiu o ippon na estreia contra a sul-africana Unelle Snyman na estreia em Baku.
Só que no confronto das oitavas, Ma encaixou um waxa-ari a um minuto para o fim da luta. A chinesa defendeu bem os ataques da bicampeã mundial e segurou o resultado.
"Outras atletas vêm subindo também e chegando. A Mayra tem condições de repensar e dar um outro gás para distanciar de novo dessas atletas. Ela tem uma capacidade muito grande", disse Mario Tsutsui, técnico da seleção brasileira feminina.
Com apenas uma medalha conquistada em seis dias de Mundial - Érika Miranda foi bronze no meio-leve (52kg) -, o Brasil tem mais quatro chances de pódio entre os pesados nesta quarta-feira, último dia de disputas individuais em Baku. Representam o país Rafael Silva, David Moura, Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza. Na quinta-feira, a prova de equipes mistas encerra a competição.