Maria Clara Pacheco se tornou a número 1 do mundo na categoria até 57kg do taekwondo. Em uma grande temporada, com dois títulos de etapas de Grand Prix, a atleta de 22 anos assumiu a liderança do ranking mundial e olímpico na atualização de outubro, publicada pela World Taekwondo.
Ela subiu uma posição, desbancando a sul-coreana Kim Yu-jin, atual campeã olímpica. Bronze no Mundial 2023 e 7ª colocada nas Olimpíadas de Paris, Maria Clara chega ao Mundial de Wuxi como favorita, buscando o pódio entre 24 e 30 de outubro.
No ranking olímpico, Maria Clara tem 140,59 pontos, superando os 119,20 de Kim; no ranking mundial, possui 147,79 pontos, enquanto a sul-coreana manteve sua pontuação olímpica.
PRIMEIRA A FATURAR TÍTULO DE GRAND PRIX
Ao atingir o posto de número 1 do mundo, Maria Clara iguala a marca de Natália Falavigna, primeira medalhista olímpica do Brasil no taekwondo. Nesta temporada, ela se tornou a primeira brasileira campeã de uma etapa de Grand Prix, faturando o título de Charlotte (EUA) em junho e repetindo o feito em Muju (Coreia do Sul), com vitória sobre a campeã olímpica Kim Yu-jin na final.