SEÇÕES

Maranhão goleia a Tuna Luso e abre vantagem na Série D do Campeonato Brasileiro

Os gols da vitória maranhense foram marcados por Clessione (duas vezes), Ryan e Rafael. Ronaldy descontou para a equipe paraense já nos minutos finais.

Jogadores do Maranhão Atlético celebram no Castelão | Foto: Iury Oliveira
Siga-nos no

O Maranhão Atlético acionou o “modo mata-mata” e não tomou conhecimento da Tuna Luso-PA na abertura da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio Castelão, em São Luís, na tarde deste sábado (2), o MAC goleou por 4 a 1 e construiu uma excelente vantagem para o duelo de volta.

Os gols da vitória maranhense foram marcados por Clessione (duas vezes), Ryan e Rafael. Ronaldy descontou para a equipe paraense já nos minutos finais. Com o resultado, o Maranhão pode perder por até dois gols de diferença no próximo domingo (10), às 15h, no Estádio Francisco Vasques (Souza), em Belém, que ainda assim avança às oitavas de final da competição.

Primeiro Tempo: pressão e eficiência do MAC

Desde o apito inicial, o Maranhão tomou a iniciativa do jogo e pressionou o adversário. Ryan, destaque do setor ofensivo, levou perigo logo aos sete minutos com um chute de fora da área. A Tuna respondeu com um escanteio fechado de Germano que quase surpreendeu o goleiro Jean.

Aos 10 minutos, a primeira bola na rede: Ryan cruzou na medida para Clessione mergulhar de cabeça e abrir o placar. O segundo saiu aos 24, após erro na saída de bola da Tuna. Railson recuperou, tocou para Vagalume, que deixou a bola passar, e Ryan finalizou com categoria para ampliar.

A pressão seguiu intensa e, aos 30, Rafael aproveitou falha defensiva da equipe paraense, roubou a bola, avançou e bateu rasteiro, fazendo 3 a 0. O goleiro Vinícius ainda evitou um placar maior ao salvar cobrança de falta de Dudu. Jean também brilhou ao impedir gol da Tuna após bate-rebate na área.

Segundo Tempo: goleada consolidada

Mesmo com larga vantagem, o Maranhão voltou para a segunda etapa buscando ampliar. A partida perdeu ritmo até os 15 minutos, sem grandes defesas dos goleiros. Mas em rápido contra-ataque, Mikeias invadiu a área e parou em Vinícius; na sobra, Clessione cabeceou para marcar o quarto gol do MAC.

Com o placar confortável, o técnico Marcinho Guerreiro promoveu alterações e a equipe passou a administrar o resultado, apostando nos contra-ataques. Clessione ainda desperdiçou a chance do quinto gol antes de Ronaldy, aos 35 minutos, diminuir para a Tuna. O atacante arrancou sozinho, driblou dois marcadores e contou com desvio na defesa para superar Jean e fazer 4 a 1.

Decisão no Souza

Após a vitória contundente, o Maranhão Atlético leva uma vantagem considerável para o jogo da volta. A Tuna precisará vencer por três gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis ou por quatro ou mais gols para avançar de forma direta. O confronto decisivo acontece no próximo domingo (10), em Belém, e definirá quem segue na luta pelo acesso à Série C.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também