O Estádio do Maracanã será palco do clássico entre Flamengo e Vasco neste domingo (4), às 19 h (horário de Brasília), pela 6° rodada do Campeonato Carioca. Esta partida marcará o retorno do estádio após o período de tratamento do gramado. O tratamento feito desde o final da temporada de 2023 não terá o campo 100%. O site Trivela foi o primeiro a informar sobre o problema.
A expectativa por parte dos organizadores é que o gramado tenha condições de jogos, pois nos próximos dias a quantidade de partidas será muito alta. Na última paralisação feita, foi antes da final da Copa Libertadores, vencida pelo Fluminense. Na ocasião, não foi trocado o gramado, apenas plantado algumas mudas para sustentar a quantidade de jogos.
O gramado do Maracanã nos últimos anos tem recebido diversas críticas na qualidade apresentada. Um dos maiores motivos de conflitos entre a dupla Fla-Flu, administradora do Complexo, e o Vasco é devido à quantidade de jogos. O Estádio, após as reformas para a Copa do Mundo de 2014, não apresenta um gramado bom.
Na temporada de 2023, o Maracanã foi o estádio que recebeu o maior número de partidas oficiais na temporada, ao todo 74 jogos. Não apenas jogadores, mas também dirigentes de outras equipes, criticam o estado do gramado para as partidas. Com um número de partidas em excesso, a recuperação do gramado não é suficiente.