Mano Menezes não será o técnico do Grêmio na temporada de 2026. A decisão foi comunicada ao treinador na manhã desta terça-feira (data), pelo vice-presidente de futebol Antônio Dutra Jr., e oficializada horas depois pelo clube. Em publicação nas redes sociais, Mano agradeceu os oito meses à frente da equipe.
Despedida nas redes sociais
Na mensagem divulgada após ser informado sobre a decisão, o treinador relembrou o momento em que assumiu o comando do clube, em abril deste ano, e agradeceu à diretoria, funcionários, jogadores e torcedores.
“Em abril deste ano, o Grêmio vivia um momento muito difícil. Geralmente, nestas horas, você se lembra de quem mais confia. O presidente Alberto Guerra e sua diretoria me convidaram, então, para assumir o comando. Aceitei e aceitarei sempre que o Grêmio precisar (...). A bola é redonda e certamente vai continuar girando para todos nós. Espero que dias melhores possam vir para todos”, escreveu Mano Menezes.
Com a saída confirmada, a nova direção do clube, liderada pelo presidente Odorico Roman, iniciou oficialmente a procura por um novo técnico para a próxima temporada. Uma sondagem ao português Luís Castro já foi realizada nos últimos dias, e outros nomes também estão sendo avaliados pela diretoria.
Números da passagem pelo Grêmio
Mano Menezes assumiu o Grêmio no dia 22 de abril, após a perda do Campeonato Gaúcho e a saída do argentino Gustavo Quinteros. Ao todo, o treinador comandou a equipe em 39 partidas, com 14 vitórias, 13 derrotas e 12 empates, alcançando um aproveitamento de 46%.
Durante o período no comando, o Grêmio foi eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, ao cair diante do CSA, e também nos playoffs da Copa Sul-Americana, quando enfrentou o Alianza Lima. No Campeonato Brasileiro, a equipe encerrou a competição na nona colocação.
Comunicado oficial do Grêmio
Em nota oficial, o clube confirmou a saída do treinador:
“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica que o técnico Mano Menezes não permanecerá no comando da equipe na próxima temporada. O Clube agradece pelos serviços prestados ao longo de 2025. Desde o seu retorno, em 21 de abril, o treinador demonstrou mais uma vez o profissionalismo e o comprometimento que marcaram sua trajetória no futebol brasileiro e a sua relação histórica com o Tricolor. Estendemos, igualmente, nosso reconhecimento aos profissionais que compuseram sua comissão técnica, desejando sorte e sucesso no prosseguimento de suas carreiras.”