Ronaldo ainda não foi aquele esperado pela torcida do Corinthians, mas a atuação na vitória por 4 a 3 sobre o São Paulo, domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista, já lhe rendeu elogios do técnico Mano Menezes. Para o comandante alvinegro, mesmo sem marcar, o Fenômeno foi importante pela contribuição tática que deu ao time. Além disso, acredita que a equipe vem aprendendo a conviver com a ausência de gols dele.
O camisa 9 teve poucas oportunidades para marcar. Entretanto, deu ótimo passe para Elias abrir o placar, no primeiro tempo. Com o Timão em vantagem, o craque passou a ajudar na defesa, voltando para reforçar o sistema defensivo antes da linha do meio-de-campo, fato raro desde que chegou ao clube.
- Ele esteve mais participativo. Acho que o caminho do futebol para os grandes jogadores é parecido. Quando não está tão bem, ajuda de outra maneira. Ele fez falta, participou, voltou mais rápido e isso faz o time ficar mais competitivo. A qualidade técnica você recupera com o tempo. Primeiro, temos que fazer os outros fundamentos ? afirmou.
A intenção de Mano Menezes é tirar o foco de Ronaldo. O jogador vem sendo extremamente cobrado pelos desempenhos ruins e pela falta de gols, o que chegou a colocá-lo em atrito com a torcida. O técnico, porém, acredita que outros atletas precisam chamar a responsabilidade para que o Timão continue em evolução.
- Não podemos ser só Ronaldo, Felipe ou qualquer outro. Depois, vamos precisar que o Rafael Santos, o Julio Cesar, o Souza e o Iarley estejam bem. Quando todo mundo direciona para um jogador, que eu entendo pelo significado que tem, não posso deixar acontecer. Por isso, fui o primeiro a discordar em parte do Ronaldo ter assumido a responsabilidade depois de perdermos para o Paulista. Ele assumiu a parte dele, e nós temos que assumir a nossa ? completou.