O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou, nesta terça-feira (13), sua preocupação com o estado atual do futebol brasileiro, destacando que o mesmo “não está bem”. Ele observou que o Brasil se tornou um "exportador" de jogadores jovens, o que é motivo de atenção.
"Eu acho que o futebol brasileiro não está bem. A gente já não é mais o melhor futebol do mundo", disse Lula durante ao vivo no Youtube.
O presidente expressou ser “triste” a Seleção Brasileira ainda não possuir um treinador desde a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, frente à seleção da Croácia. "O que é mais grave é que a gente não consegue formar hoje uma grande seleção porque a gente não tem os jogadores da qualidade que a gente teve em 70”.
Pelé, Jairzinho e Rivellino, como amplamente reconhecida como uma das melhores equipes da história. Ele destacou que a equipe era composta por jogadores experientes e maduros, enfatizando que não eram apenas jovens talentosos, citando especificamente Pelé.
Lula ressaltou a Seleção tricampeã mundial na Copa de 1970, liderada por"Todos homens formados, todo mundo calejado. A gente não tinha só meninos, a gente tinha homens jogando na Seleção, a começar pelo Pelé com 30 anos de idade", relembrou o presidente.
Lula expressou tristeza pelas dificuldades enfrentadas pelo Corinthians, seu amado time de coração, relatando o clube estar "caindo aos pedaços". O presidente ainda fez uma análise da atual situação do futebol brasileiro, pela contratação de brasileiros após carreira internacional.
"Hoje, a gente virou um país exportador de jovens jogadores que ficam experientes no exterior. A gente vende com 17 anos e compra com 34. Essa é a lógica do futebol brasileiro", apontou.
Outros apontamentos ferrenhos também foram direcionados à seleção sub-20, que foi eliminada por Israel nas quartas de final do Mundial da categoria, atraindo críticas. "Esses dias eu vi a seleção sub-20 brasileira, com jogadores experientes, perdeu pra Israel. Não tem explicação".