O São Paulo vai enfrentar o River Plate nesta quinta-feira, às 19h, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, no Morumbi. O time argentino não disputa uma partida oficial há 190 dias. Informações do site GloboEsportes.com
Além da grande diferença entre as equipes em relação à parte física, o clube argentino vem ao Brasil sem jogadores importantes em seu elenco. Dentre eles, um velho conhecido da torcida do São Paulo.
O atacante Lucas Pratto, que defendeu o Tricolor em 2017, se recupera de lesão na coxa direita e sequer viajou com a delegação para São Paulo. Ele era a única opção do técnico Marcelo Gallardo no banco de reservas para a função de centroavante.
Outra baixa importante é a do lateral-esquerdo Milton Casco. O experiente jogador de 32 anos testou positivo para a Covid-19 e está fora do confronto. A maior possibilidade é de Fabrizio Angileri para a posição.
A pandemia do novo coronavírus também influenciou diretamente no elenco de Gallardo. Em meio à pausa das competições, Nacho Scocco e Juan Fernando Quintero deram adeus ao clube.
Scocco, aos 35 anos, não renovou seu contrato e foi para sua quarta passagem no Newell's Old Boys, também da Argentina, onde pretende se aposentar nos próximos anos. Quintero, por sua vez, foi para o futebol chinês.
Ignacio Nacho Fernandez é a grande esperança do River Plate contra as adversidades neste retorno da Libertadores e para surpreender o São Paulo no Morumbi. O meio-campista é o principal pensador do time. Inclusive recebeu elogios de Riquelme e Maradona, ídolos do Boca Juniors, maior rival do River.
– Se eu tivesse que escolher alguém que se destacasse na liga seria Nacho. Ele tem uma camurça no pé – afirmou Maradona, no fim de 2019.
– Ele é o melhor jogador do futebol argentino – completou Riquelme.
A boa fase do jogador entre o final do ano passado e o início de 2020 despertou o interesse de diversos clubes no Brasil e no exterior, com altas propostas de compra. O River Plate, porém, conseguiu segurar e aposta suas fichas em Nacho Fernandez para a sequência da Libertadores.
A provável escalação
Embora tenha feito poucos treinos com bola desde que o governo da Argentina liberou as atividades no CT, o técnico Marcelo Gallardo esboçou uma provável equipe titular na formação 4-1-3-2.
A intensidade da equipe, que gosta de realizar movimentações a todo instante, pode ser prejudicada devido ao longo tempo de inatividade.