Em uma partida que teve todos os ingredientes de um grande clássico, o Botafogo bateu o Fluminense por 3 a 2 neste domingo, no Engenhão, para roubar do rival tricolor a liderança do Grupo 2 da Taça Guanabara. O personagem da partida foi o atacante uruguaio Loco Abreu, que viu sua tradicional "cavadinha" na cobrança de pênalti ser facilmente defendida pelo goleiro Diego Cavalieri, mas se redimiu minutos depois - batendo da mesma forma, mas deslocando o camisa 1 adversário e balançando as redes.
O confronto foi muito rico em emoções: teve duas viradas, duas expulsões (Valencia e Marcelo Mattos), decisões polêmicas da arbitragem, princípio de confusão entre os jogadores, defesas milagrosas de ambos os goleiros e dois gols do estreante Rafael Moura pelo Fluminense. Porém, pelo lado alvinegro, Renato Cajá, Loco Abreu e Herrera marcaram e garantiram o triunfo.
Com grande atuação de Renato Cajá, o Botafogo foi melhor na primeira etapa e saiu na frente em um golaço de falta do meia, mas foi para o intervalo perdendo por 2 a 1 graças a dois lances de oportunismo de Rafael Moura. Após o intervalo, a equipe alvinegra se manteve no ataque e conseguiu a segunda virada do clássico, contando depois com ótimas intervenções de Jefferson para segurar o placar.
Com o resultado, a equipe de Joel Santana chegou a 16 pontos e acabou com os 100% de aproveitamento dos comandados de Muricy Ramalho, que pararam nos 15 pontos e foram ultrapassados. As duas equipes já estão garantidas nas semifinais da Taça Guanabara; na última rodada da primeira fase, o Botafogo recebe o Macaé, enquanto o Flu visita o Madureira.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 2 x 3 Botafogo
Gols
Fluminense: Rafael Moura, aos 30min e aos 44min do 1º tempo
Botafogo: Renato Cajá, aos 23min do 1º tempo; Loco Abreu, aos 11min, e Herrera, aos 18min do 2º tempo
Fluminense
Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Leandro Euzébio (André Luís) e Carlinhos; Edinho, Valencia, Souza (Araújo) e Conca; Rafael Moura (Fernando Bob) e Fred. Técnico: Muricy Ramalho
Botafogo
Jefferson; João Filipe (Arévalo Ríos), Antônio Carlos e Márcio Rozário; Alessandro, Marcelo Mattos, Bruno Tiago e Márcio Azevedo (Somália); Renato Cajá (Everton); Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana
Cartões amarelos
Fluminense: Gum, Valencia, Rafael Moura, Edinho, Souza, Diego Cavalieri e Fred
Botafogo: Loco Abreu, Alessandro, Herrera e Márcio Azevedo
Cartões vermelhos
Fluminense: Valencia
Botafogo: Marcelo Mattos
Árbitro
Gutemberg de Paula Fonseca
Local
Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)