Um estudo do Edge Heath, órgão que analisa os dados do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) e publicado neste domingo pelo jornal Sunday Times, indica que o jogo entre Liverpool e Atlético de Madrid teria provocado 41 mortes por Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. As informações são da FOX Sports.
A partida, válida pela volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, foi disputada no estádio Anfield Road, na cidade de Liverpool, com cerca de 3 mil torcedores vindos da Espanha. Os visitantes levaram a melhor por 3 a 2 e se classificaram.
Dias antes, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, havia decretado estado de emergência no país. O líder do Executivo chegou a pedir que o governo do Reino Unido obrigasse a realização do jogo com portões fechados.
O diretor de Saúde Pública de Liverpool, Matthew Ashton, garantiu em 3 de abril, que permitir público no jogo foi um erro. Além disso, admitiu que o aumento de casos na cidade poderia estar relacionado com o evento esportivo.
Há um mês, o prefeito de Liverpool, Steve Rotheram, abriu uma investigação sobre as razões que fizeram a partida acontecer com portões abertos e os efeitos dela na propagação do novo coronavírus na cidade.
O relatório elaborado pelo Edge Health indica que as 41 mortes adicionais que podem ter sido provocadas pelo duelo aconteceram entre 25 e 35 dias após o jogo ter acontecido.