Pódium na Espanha (Foto: LAT Images for Mercedes-Benz Grand Prix Ltd/Fotos Públicas)
Lewis Hamilton conquistou sua 88ª vitória na Fórmula 1 na manhã deste domingo. O britânico dominou de ponta a ponta o GP da Espanha. Max Verstappen, da Red Bull, e Valtteri Bottas, também da Mercedes, completaram o pódio.
A quarta vitória seguida isola ainda mais Hamilton na liderança da temporada 2020. Lewis fica agora com 132 pontos na classificação, na frente de Verstappen com 95 e Bottas com 89. A próxima corrida está marcada para o dia 30 de agosto, em Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Na largada, Hamilton conseguiu se manter na ponta. Quem não começou bem foi seu companheiro Valtteri Bottas. O finlandês foi ultrapassado por Verstappen e Lance Stroll, caindo de segundo para quarto. Três voltas depois, Bottas ultrapassou o piloto da Racing Point e iniciou a remontada pela buscar a Red Bull.
A grande preocupação da corrida estava com os pneus. A etapa fora de época em Barcelona, sob forte calor, aumentou o desgaste dos pneus e o desafio foi a estratégia de manter um bom ritmo sem alta degradação.
Sem grandes disputas, a metade inicial da prova foi pouco movimentada. Os três primeiros fizeram suas paradas e não alteram as posições. Hamilton esbanjou maestria e administrou muito bem seus pneus. O hexacampeão aumentou o ritmo e abriu boa vantagem para Verstappen, o segundo colocado.
Quem teve mais um final de semana desastroso foi a Ferrari. Na volta 38, Leclerc teve um problema de motor e abandonou. O monegasco era o melhor colocado da equipe, estando apenas na décima colocação. Vettel fez uma boa corrida de recuperação e foi sétimo. O alemão largou em 11º.
Sem ser ameaçado, Lewis Hamilton manteve sua tocada limpa e só aguardou a bandeirada para conquistar mais uma vitória na categoria. Verstappen e Bottas não disputaram posições e fecharam o pódio. Hamilton se tornou também o piloto com pódios na história da Fórmula 1: 156, ultrapassando Schumacher.
Confira o resultado do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1:
1- Lewis Hamilton (Mercedes)
2- Max Verstappen (Red Bull): +24.177
3- Valtteri Bottas (Mercedes): +44.752
4- Lance Stroll (Racing Point): + 1 volta
5- Sergio Pérez (Racing Point): +1 volta
6- Carlos Sainz (McLaren): + 1 volta
7- Sebastian Vettel (Ferrari): + 1 volta
8- Alex Albon (Red Bull): + 1 volta
9- Pierre Gasly (Alpha Tauri): + 1 volta
10- Lando Norris (McLaren): + 1 volta
11- Daniel Ricciardo (Renault): + 1 volta
12- Daniil Kvyat (Alpha Tauri): +1 volta
13- Esteban Ocon (Renault): +1 volta
14- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo): +1 volta
15- Kevin Magnussen (Haas): + 1 volta
16- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo): +1 volta
17- George Russell (Williams): + 1 volta
18- Nicholas Latifi (Williams) +2 voltas
19- Romain Grosjean (Haas): +2 voltas
20- Charles Leclerc (Ferrari): não terminou a corrida