O sonho da estreia de Gabriel Bortoleto no GP de São Paulo durou apenas uma volta. O brasileiro abandonou após uma nova colisão, um dia depois da batida na sprint de sábado. A prova teve Lando Norris como vencedor, ampliando sua liderança no Mundial. Andrea Kimi Antonelli foi o segundo colocado e Max Verstappen brilhou ao sair do pit lane para chegar em terceiro.
Como Aconteceu a Batida
A colisão de Bortoleto ocorreu logo após a largada. Lance Stroll, que estava à frente no fundo do grid, reduziu a velocidade, causando um toque entre a traseira da sua Aston Martin e a dianteira da Sauber do brasileiro. O impacto fez Bortoleto rodar e bater na curva da Laranjinha. Ele havia largado em 18º, após também colidir na sprint e perder posição no classificatório.
Abandono de Hamilton
Outro que não completou a prova foi o “brasileiro” Lewis Hamilton, cidadão honorário do Brasil. Ele se envolveu em um contato com Franco Colapinto na largada, recebeu 5 segundos de punição, mas abandonou devido a grandes danos, como perda de downforce e traseira instável.
Recuperação de Verstappen
Assim como em 2024, os holofotes se voltaram para a recuperação de Max Verstappen. Ele largou do pit lane e fez seu primeiro pit stop na nona volta por causa de um furo de pneu. Mesmo assim, recuperou terreno com quatro ultrapassagens.
Aproveitando as trocas dos outros pilotos, entrou no top 10 na volta 18, e no top 5 dois giros depois. Apesar de mais uma parada na volta 35, as paradas de Norris, Piastri e Antonelli o colocaram na liderança provisória. No entanto, ao realizar seu terceiro pit stop na volta 55, o holandês caiu para quarto lugar.