Jürgen Klopp, um dos treinadores mais renomados da última década, chega ao Brasil nesta terça-feira para visitar o RB Bragantino, duas semanas após ser anunciado como chefe global de futebol da Red Bull. Sua primeira atividade no país será assistir ao jogo contra o Palmeiras, à noite, no Allianz Parque, pela quinta rodada do Campeonato Paulista.
A agenda de Klopp no Brasil deve se estender por alguns dias, mas, por enquanto, não está prevista nenhuma coletiva de imprensa. O técnico assumiu o cargo no início de janeiro e, neste primeiro momento, está conhecendo os clubes que fazem parte do portfólio da Red Bull. Além do RB Salzburg (Áustria) e do RB Leipzig (Alemanha), com os quais já tem experiência, Klopp visitará o New York Red Bulls (EUA) e o RB Omiya Ardija (Japão).
Após nove anos de grande sucesso no Liverpool, Klopp decidiu deixar o clube inglês ao final da temporada 2023/24, sem planos imediatos. No final do ano passado, aceitou o desafio de gerenciar os clubes da Red Bull ao redor do mundo.
No RB Bragantino, o objetivo inicial de Klopp não é implementar novos métodos, mas sim observar o funcionamento do clube paulista, conhecer o técnico Fernando Seabra, o departamento de futebol e entender mais sobre a infraestrutura de treinamentos. Além disso, Klopp pretende se familiarizar com a cultura do futebol brasileiro e a do próprio Bragantino.