Na manhã desta quinta-feira (28), o jornal uruguaio El País, anunciou os nomes dos finalistas do prêmio. Jhon Arias, Germán Cano, do Fluminense, Luís Suarez, do Grêmio e Nicolás De La Cruz, do River Plate, disputam o prêmio de melhor do continente. Abel Ferreira e Fernando Diniz, são os candidatos como o melhor técnico, o resultado sai dia 31 de dezembro.
A dupla tricolor, Arias e Cano lideram o clube na conquista inédita da Libertadores de 2023. Arias participou de 29 gols, sendo 12 gols e 17 assistências, em 61 partidas. Já o argentino, foi o maior goleador do futebol brasileiro e artilheiro da competição com 40 gols em 61 partidas.
Luisito Suarez, foi o grande nome do Grêmio, vice-campeão brasileiro, sendo responsável por 46 participações, me gols na temporada, com 29 gols e 17 assistências. Além de ser campeão Gaúcho e da Recopa Gaúcha, o uruguaio deixou o tricolor, para se juntar o Inter Miami de Lionel Messi, na próxima temporada.
Fechando a lista, De La Cruz, que acabou de ser contratado pelo Flamengo, atuou pelo River Plate, sendo o melhor jogador do time e do campeonato argentino dos últimos anos. De La Cruz, foi campeão argentino pelo River, sendo pago em sua transferência R$ 79 milhões à vista pelo rubro-negro.
Na parte dos treinadores, Abel Ferreira e Fernando Diniz são os nomes do país no prêmio, concorrendo com o Luiz Zubeldía, da LDU, Lionel Scaloni, da seleção da Argentina, e Marcelo Bielsa, da seleção do Uruguai. Abel foi bicampeão nacional com o Palmeiras, além do título da Supercopa do Brasil e Paulista. Diniz, venceu também o bicampeonato Carioca e a Libertadores, assumindo a seleção brasileira nos primeiros jogos das eliminatórias.
Scaloni, levou a argentina ao tricampeonato mundial, Zubeldía ganhou a Sul-Americana com a LDU e Bielsa, chegou na seleção uruguaia, para começar um novo trabalho, conseguindo a liderança das eliminatórias, com vitórias diante de Brasil e Argentina. A votação foi feita por 250 jornalista que trabalhou durante toda a temporada de 2023 no continente.