Com mais de uma hora de atraso, jogadores e técnicos de São Paulo e Vasco se encontraram na manhã desta quinta-feira, no Museu do Futebol, no evento de apresentação da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida, marcada para sexta, às 15h30, no Pacaembu, terá transmissão ao vivo do GloboEsporte.com.
O evento, marcado para 11h, teve início apenas às 12h25 por atraso do São Paulo. A justificativa foi de que os representantes do Tricolor pegaram muito trânsito do CT de Cotia até o Museu do Futebol – são 32km de distância.
Em determinado momento, irritados, os vascaínos ameaçaram começar a coletiva sozinhos se o adversário não chegasse em dois minutos. Antes disso, os vascaínos compraram marmitas na região do estádio e almoçaram à espera da entrevista.
Representaram o São Paulo o técnico Orlando Ribeiro e o atacante Antony. Pelo Vasco, estiveram o treinador Marcos Valadares e o meia-atacante Lucas Santos. O encontro foi mediado pelo tetracampeão Mauro Silva, vice-presidente de Atletas e Competições da Federação Paulista de Futebol.
Em sua 11ª final, o São Paulo vai em busca do quarto título (o último foi em 2010). O Tricolor contabiliza sies vitórias e dois empates na edição de 2019, com 26 gols marcados e sete sofridos. Nas semifinais, a equipe goleou o Guarani por 5 a 2, em Araraquara, com dois gols do garoto Antony.
– É muito mais importante chegar a uma fase final com a consciência de que vai vencer mais à frente. O aprendizado é mais importante do que o título – disse o Orlando Ribeiro, treinador do São Paulo.
– É um sonho desde criança. Desde menino, a gente sempre quis, e agora está realizando. É muito incrível, muito especial – vibrou Antony.
O Vasco disputará a terceira decisão de Copinha (venceu em 1992). A equipe carioca tem a melhor defesa do torneio, com apenas cinco gols sofridos – marcou 20. O time venceu cinco partidas e empatou três. A classificação para a final saiu nos pênaltis contra o Corinthians, em Barueri, depois de chegar a abrir 2 a 0 no primeiro tempo.
– A Copa São Paulo tem peculiaridades, como jogos com público bom, que ajudam na formação. São jogos com público, com mídia, que influenciam no emocional do atleta, e se ele consegue se sobressair, demonstra que está muito perto do profissional – afirmou Marcos Valadares, técnico do Vasco.
– A gente se sente privilegiado. Já estive algumas vezes no profissional e vi o quanto a torcida ajuda. A do Vasco é muito grande. Só de estar no banco, sentir aquela energia, já nos sentimos privilegiados. Sei que não estão do nosso estado, mas estamos preparados para isso. Buscamos estar ligados e buscar focar o que está dentro de campo. Estou preparado, focado no que tem que fazer – disse Lucas Santos.
A decisão terá também uma disputa pela artilharia. Gabriel Novaes, do São Paulo, tem nove gols e retorna após cumprir suspensão na semifinal. Tiago Reis, do Vasco, marcou oito.