Jogadora de vôlei e lutador de MMA sofrem com lesões; entenda mais

Em outubro de 2022, Key rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, uma lesão que é até seis vezes mais comum em atletas mulheres do que em homens.

Key e Cara de Sapato | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O BBB23 começou e com a presença de dois atletas: Key Alves joga vôlei como líbero no Osasco, e Antônio "Cara de Sapato" é lutador de MMA. Mas os dois têm mais em comum do que o fato de serem esportistas: ambos estão parados por causa de lesões que os obrigaram a fazer uma pausa na carreira — e que podem prejudicá-los nas provas mais físicas do programa. Conheça quais são elas.

Key Alves

Em outubro de 2022, Key rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, uma lesão que é até seis vezes mais comum em atletas mulheres do que em homens. Inicialmente, a nota oficial do clube indicou que a jogadora passaria por uma cirurgia no joelho, o que a faria perder todo o resto da temporada, que se estende até o meio de 2023, mas Key e sua equipe optaram por um tratamento mais conservador, com fisioterapia. 

Key e Cara de Sapato estão confinados na casa do BBB23. (Foto: Montagem)

A escolha foi feita por um tratamento mais conservador, com fisioterapia, para que a atleta tivesse um tempo de recuperação mais acelerado e pudesse voltar às quadras o quanto antes.

Leia Mais

Nas redes sociais, o Osasco desejou melhoras à jogadora e os fãs também se manifestaram torcendo para a pronta recuperação da atleta. "Força, Key! Sua garra e determinação fará toda a diferença neste momento!", escreveu o perfil do clube.

Cara de Sapato

Já o lutador acumula um histórico de lesões. Em 2018, ele ocupava o 15º lugar no ranking dos pesos-médios do UFC depois de vencer cinco lutas consecutivas, mas sofreu uma ruptura no músculo do peitoral e ficou mais de um ano sem entrar no ringue. Na volta, ainda sem ritmo em em 2019, não conseguiu dar sequência às boas lutas e perdeu dois embates seguidos. Em entrevista à uma revista especializada em UFC, a Tatame, ele contou um pouco sobre a lesão.

— Me precipitei um pouco para a luta contra o Ian Heinisch, voltei antes do tempo. Como eu estava vindo de uma sequência muito boa de vitórias, estava muito confiante e com muita vontade de lutar, mas eu estava passando por alguns problemas pessoais e também teve a lesão no peitoral, eu não estava 100% ainda. Foi precipitado da minha parte voltar e espero não repetir esse erro quando voltar dessa lesão no joelho.

Lutador foi hospitalizado para tratar lesão. (Foto: Instagram)

Mas a má sorte não parou por aí: em 2020, assim como Key o lutador também rompeu o LCA do joelho. Ele tinha uma luta marcada contra o peso-médio russo Makhmud Muradov, em março, mas precisou adiar para passar por cirurgia e recuperação. No final do ano, já em dezembro, ele voltou ao otcógono no UFC 257, contra o americano Brad Tavares, mas perdeu a luta, e em janeiro de 2021, foi cortado do UFC.

A partir daí, Cara de Sapato voltou para o MMA, e disputou o campeonato PFL (Professional Fighters League), nos Estados Unidos. Ele foi campeão da temporada com seis vitórias, seu mais importante título da carreira. Em 2022, quando o lutador já estava na campanha pelo bicampeonato, lesionou o joelho novamente e passou por uma nova cirurgia. Ele fez um texto nas redes sociais explicando para os fãs sobre o que aconteceu.

"Infelizmente estou fora do restante da temporada do PFL esse ano. Vinha sofrendo com uma lesão do ligamento parcial do meu joelho desde a primeira luta deste ano, mas junto com meu time e fisioterapeuta, fizemos de tudo para continuar a temporada como campeão, assim como a última. Ganhamos as lutas e estávamos classificados para os playoffs, mas infelizmente houve uma ruptura total do ligamento junto com uma lesão de menisco, então a única opção seria uma cirurgia. Peço a energia positiva de vocês para que essa cirurgia seja um sucesso e que a gente volte 100% no ano que vem para defender meu cinturão e continuar essa jornada", publicou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES