O esporte, além de divertir é também uma importante ferramenta para combater o preconceito. Tanto que o jogador Jake Daniels assumiu ser homossexual. Aos 17 anos, o jovem atleta defende o Blackpool, clube da Segunda Divisão Inglesa.
Jake fez o anúncio em uma entrevista para a "Sky Sports". Jake Daniels se tornou o único atleta profissional abertamente homossexual no Reino Unido.
Sobre o assunto, que muitos acham polêmico no esporte, ele se pronunciou: "Por muito tempo, eu pensei que teria que esconder minha verdade, porque eu queria ser, e agora eu sou, um jogador de futebol profissional. Eu me perguntei se eu deveria esperar até eu me aposentar para me assumir. Nenhum outro jogador profissional aqui no país é assumido. Mas eu sabia que isso levaria a um longo tempo mentindo, e a não ser eu mesmo ou levar a vida que eu quero", desabafou Daniels.
Após o anúncio de Jake Daniels, o Blackpool publicou uma mensagem demonstrando carinho ao jogador nas redes sociais. Outras entidades seguiram o exemplo do clube inglês e se manifestaram dando apoio ao jovem de 17 anos.
"É vital que nós todos promovamos um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis em serem elas mesmas, e que o futebol seja um líder em combater qualquer forma de discriminação e preconceito", diz a nota do Blackpool.
Em todo o mundo, diante de tamanhã violência no esporte, a luta contra o preconceito vem sendo enfatizada por diversos clubes.
Nos últimos tempos, casos de racismo e homofobia vêm se mantendo presente em campos de futebol cada vez mais e o que todos esperam é que essas lamentáveis práticas sejam extintas de vez do mundo dos esportes.