SEÇÕES

João Fonseca vira sobre chinês e avança no Masters 1000 de Cincinnati

Brasileiro supera estreia difícil em 2h19min e enfrentará Davidovich Fokina na próxima fase

João Fonseca estreou no Masters 1000 de Cincinnati | Foto: Dan Hamilton-Imagn Images
Siga-nos no

O jovem João Fonseca, de apenas 18 anos, conquistou sua primeira vitória na temporada de quadra dura ao vencer, de virada, o chinês Bu Yunchaokete, nesta quinta-feira (7), na estreia do Masters 1000 de Cincinnati. O brasileiro, atual número 49 do mundo, triunfou por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 7/5, em uma batalha que durou 2h19min.

Com o resultado, Fonseca avança à segunda rodada do torneio, onde enfrentará o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, cabeça de chave 17, em jogo previsto para sábado (9).

Jogo duro e recuperação com confiança

A partida começou equilibrada, com ambos os tenistas mantendo o saque e evitando chances de quebra. No quinto game, no entanto, o chinês aproveitou o primeiro vacilo do brasileiro para quebrar. Fonseca reagiu de imediato, mas voltou a ser quebrado quando sacava com 5 a 4 contra, encerrando o set com derrota por 6 a 4. Foram 18 erros não forçados do brasileiro, o dobro dos cometidos por Yunchaokete.

A reação veio no segundo set. Mais confiante e eficiente, Fonseca conseguiu duas quebras, salvou dois break points no último game e venceu por 6 a 2. No set decisivo, a disputa seguiu equilibrada até o 11º game, quando o brasileiro enfim conseguiu nova quebra. Sacando para o jogo, ele manteve o controle e fechou a parcial em 7 a 5.

“Jogo difícil, em que o meu adversário sacava e devolvia bem. Não estava me sentindo muito bem no fundo, mas fui me adaptando e ficando mais solto. O segundo set foi muito bom, e o terceiro foi mais de sobrevivência. Seguimos assim, lutando e acreditando”, avaliou Fonseca após a vitória.

Rumo ao US Open

Esta é a sétima participação de João Fonseca em torneios do nível Masters 1000, a sexta apenas nesta temporada. Seu melhor desempenho até agora foi em Miami, em março, quando chegou à terceira rodada.

Cincinnati é também o último compromisso oficial do brasileiro antes do US Open, que começa em 24 de agosto. Após uma queda precoce em Toronto na semana passada, Fonseca chegou ao torneio fora do top 50 na atualização em tempo real do ranking da ATP. Com a vitória sobre Yunchaokete, volta a somar pontos importantes e deve recuperar posições.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também