O novo ranking da ATP, divulgado nesta segunda-feira (24), trouxe notícias desfavoráveis para os tenistas brasileiros, com quedas significativas para os principais nomes do país. João Fonseca, número 1 do Brasil, caiu dez posições e agora ocupa o 78º lugar. Ele perdeu 100 pontos ao ser eliminado na estreia do Rio Open, onde defendia as quartas de final, e somou 750 pontos no ranking.
Novas posições
Thiago Wild também perdeu 100 pontos após ser eliminado nas quartas de final no Rio Open, caindo 11 posições e agora ocupando a 86ª colocação com 682 pontos. O tenista defenderá 25 pontos nas oitavas de final de Santiago, no Chile, e precisa de boas vitórias para evitar uma nova queda. Com um bom desempenho, pode até ultrapassar Fonseca e recuperar a liderança do Brasil.
Thiago Monteiro, que defendia 100 pontos, conquistou 50 pontos ao chegar às oitavas do Rio Open, mas caiu para o 108º lugar, saindo do top 100 do ranking.
Em contrapartida, Gustavo Heide subiu duas posições e agora é o 160º, se tornando o quarto melhor brasileiro no ranking. Já Felipe Meligeni perdeu 45 posições, caindo para o 194º lugar, após não conseguir defender 75 pontos do Rio Open.