João Fonseca estreou com vitória na chave principal do US Open, nesta segunda-feira (26), em Nova York. O tenista carioca derrotou o sérvio Miomir Kecmanovic por 3 sets a 0, com parciais de 7/6(3), 7/6(5) e 6/3, mesmo passando mal no terceiro set, sendo atendido pelos médicos e chegando a vomitar durante a partida.
"É um prazer, quando se é criança, você quer ser famoso, quer representar o seu país, então é uma honra. É um sonho que eu estou vivendo de poder representar o meu país. Estou muito feliz de jogar torneios, conhecer novos países, jogadores e estou amando fazer tudo isso, eu amo o que eu faço”, declarou Fonseca.
O jogo
O primeiro set começou equilibrado, com Kecmanovic impondo o saque nos primeiros games e conseguindo a primeira quebra: 4 a 2. Fonseca reagiu, quebrou o serviço do rival em 5 a 5 e levou a disputa para o tie-break, vencendo por 7 a 3.
No segundo set, as quebras iniciais alternaram-se entre os dois jogadores, até o tie-break, onde Fonseca virou de 2 a 5 para 7 a 5, garantindo o 2 a 0 no placar.
No terceiro set, com o empate em 3 a 3, o brasileiro pediu atendimento médico devido a enjoo e calor, tomando um comprimido e vomitando em seguida. Mesmo debilitado, Fonseca quebrou o serviço de Kecmanovic e fechou o set em 6 a 3, garantindo a estreia heroica.
Próxima fase
Com a vitória, João Fonseca avança para enfrentar o tcheco Tomas Machac, 22º colocado no ranking, na segunda fase do US Open. Esta temporada já havia sido positiva para o brasileiro, que chegou à terceira rodada em dois dos três Grand Slams que disputou, Wimbledon e Roland Garros.