SEÇÕES

João Fonseca bate Jacob Fearnley e conquista 1ª vitória em Wimbledon

Brasileiro de 18 anos supera britânico por 3 sets a 0 e avança à segunda rodada do Grand Slam inglês

João Fonseca x Jacob Fearnley Wimbledon 2025 | Foto: John Walton/PA Images via Getty Images
Siga-nos no

João Fonseca deu mais um passo firme em sua trajetória no tênis profissional. Na manhã desta segunda-feira (30), o jovem de apenas 18 anos venceu o britânico Jacob Fearnley, número 51 do ranking, e conquistou sua primeira vitória em Wimbledon com autoridade: 6/4, 6/1 e 7/6 (7/5). O brasileiro, atual 54º do mundo, segue para a segunda rodada do tradicional torneio inglês e enfrentará Tallon Griekspoor ou Jenson Brooksby.

Com o resultado, João ampliou o retrospecto positivo diante de Fearnley para 3 a 0,  já havia vencido o rival no Challenger de Camberra e no Masters 1000 de Indian Wells neste ano.

“Essa vitória significa muito. Sempre foi meu Grand Slam favorito desde criança. Peço desculpas por vencer um britânico, mas agradeço o apoio de todos. Foi muito especial”, declarou o carioca após a partida.

Domínio do início ao fim

No primeiro set, Fonseca foi superior em quase todos os aspectos. Apesar das dificuldades para quebrar o saque adversário no início, manteve o controle nos seus games e aproveitou a primeira oportunidade no fim do set para fechar em 6/4, após uma dupla falta decisiva de Fearnley.

Na segunda parcial, o brasileiro manteve o embalo, quebrou duas vezes e fechou com um tranquilo 6/1, exibindo precisão no saque e força nas devoluções.

Já o terceiro set foi mais equilibrado. Fearnley cresceu no jogo, chegou a ameaçar no saque adversário, mas João manteve a calma e levou a decisão para o tiebreak. Lá, mostrou maturidade, virou o placar com dois aces seguidos e fechou em 7/5, selando a vitória em sua estreia na grama sagrada de Wimbledon.

Próximo desafio

Fonseca agora aguarda o vencedor do confronto entre o holandês Tallon Griekspoor (29º) e o norte-americano Jenson Brooksby (101º). Independentemente do adversário, o brasileiro já mostrou que está pronto para competir em alto nível também nas quadras de grama e que pode ir além no Grand Slam que sempre sonhou vencer.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também