A polêmica da última convocação não voltou a acontecer desta vez. Tite, que divulgou a lista para os amistosos contra Arábia Saudita e Argentina, poupou os clubes que estão na semifinal da Copa do Brasil - ou seja, deixou de fora jogadores como Lucas Paquetá (Flamengo), Dedé (Cruzeiro) e Fágner (Corinthians), presentes na última relação. Na coletiva, o treinador explicou que o objetivo é "harmonizar", mas de uma forma que não acarrete em "prejuízo à Seleção".
“Equalizar tudo isso é muito difícil. Sempre tento me colocar do outro lado. Do atleta, do técnico. É ter bom senso. Não para ser bonzinho com ninguém, mas para arcar com responsabilidades. Seguramente, eu teria Dedé e Paquetá nessa lista. Coerentemente, não teria. Assim como atletas do Palmeiras, ou que sejam do Corinthians. Nós Vamos procurar de alguma forma harmonizar, mas sem prejuízo à Seleção”, explicou ele.
Figurinha carimbada nas convocações de Tite e muito elogiado após os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, Douglas Costa ficou fora da lista. Na última quarta-feira, o atacante saiu machucado na vitória da Juventus por 2 a 0 sobre o Valencia, pela Liga dos Campeões. Mas o técnico da Seleção conta que o incidente no Italiano, quando o brasileiro cuspiu no rosto de um adversário, também pesou. “Como eu disse, as oportunidades vão surgir. Quanto ao Douglas Costa, não foi convocado pelos dois fatores: lesão e incidente. Ou ato de falta de disciplina”, disse.
Tite também explicou as escolha por Pablo, zagueiro ex-Corinthians que defende o Bordeaux, e Malcom, do Barcelona. Os jogadores foram algumas novidades da convocação.
“Pablo, recentemente campeão com o Corinthians, é um zagueiro de força, com bom cabeceio. Trabalhou em um sistema organizado do Carille, com linha de 4. É o momento de dar oportunidade. Malcom depois de grande ano no Bordeaux foi para o Barcelona. A gente abre a oportunidade para um jogador de bom desempenho recente. Os jogos que ele fez na pré-temporada foram bons, com gols”, disse.
Lista de convocados
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Éderson (Manchester City) e Phelipe (Grêmio);
- Defensores: Alex Sandro (Juventus), Danilo (Manchester City), Éder Militão (Porto), Fabinho (Liverpool), Marquinhos (PSG), Marcelo (Real Madrid), Miranda (Inter de Milão) e Pablo (Bordeaux);
- Meio-campistas: Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), e Walace (Hannover);
- Atacantes: Éverton (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Malcom (Barcelona), Neymar (PSG) e Richarlison (Everton).