O atacante português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, terminou o ano de 2013 como maior artilheiro internacional, com 25 gols, em lista que tem apenas um brasileiro no "top-10", o atacante Muriqui, do Ghanghzou Evergrande.
Neymar, que se transferiu no meio do ano para o Barcelona, caiu dez posições em relação ao ranking de 2012 e ficou na 12ª colocação, com 13 gols (havia feito 21 em 2012). A queda do craque do Barça pode ser explicada devido ao jogos internacionais em que ficou no banco de reservas da equipe espanhola, e também por causa do início de temporada no Santos.
Como o Peixe não disputou a Libertadores, o atacante praticamente só teve oportunidades de atuar em jogos internacionais em 2013 com a seleção brasileira na Copa das Confederações e em algumas partidas do Barcelona na Liga dos Campeões da Europa.
Em 2012, Neymar chegou à semifinal da Libertadores com o Santos como titular absoluto, tendo mais chances de marcar os gols. Na seleção brasileira, o atacante teve a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres.
O título de Melhor Goleador do Mundo em 2013 é dado desde 1991, e só considera gols marcados em jogos de seleções principais, do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa, e competições continentais.
Nos últimos dois anos, Lionel Messi é quem tinha ficado na primeira colocação. Na temporada passada, o argentino marcou os mesmos 25 gols.
Cristiano Ronaldo marcou nove gols com a seleção portuguesa e 16 com o Real Madrid, e é o primeiro português a conquistar o título. Logo atrás ficou Ali Ashfaq, jogador que marcou 23 gols pela seleção das Maldivas, e pelo New Radiant, do mesmo país.
Muriqui, por sua vez, ficou na 10ª colocação, duas posições a frente de Neymar. O ex-jogador de Vasco e Atlético Mineiro marcou 14 gols, na Liga dos Campeões da Ásia e no Mundial de Clubes.
Confira o "top-10" da lista da IFFHS de Melhor Goleador do Mundo em 2013 e os melhores brasileiros:.
.1. Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid) 25 gols.
.2. Ali Ashfaq (MDV/New Radiant) 23.
.3. Issam Jemaa (TUN/Kuwait SC) 20.
.4. Zlatan Ibrahimovic (SUE/Paris Saint-Germain) 18.
.5. Lionel Messi (ARG/Barcelona) 15.
.6. Mohamed Salah (EGI/Basel) 14.
.7. Thomas Müller (ALE/Bayern de Munique) 14.
.8. Fernando Torres (ESP/Chelsea) 14.
.9. Bader Al-Mutawa (KWT/Qadsia SC) 14.
10. Muriqui (BRA/Guangzhou Evergrande) 14.
----------------------------------------------------.
12. Neymar (BRA/Santos e Barcelona) 13.
15. Fred (BRA/Fluminense) 12.
16. Jô (BRA/Atlético Mineiro) 12.