Ícone nos video games, Oba Oba Martins pode ficar desempregado

Contrato com clube chinês ainda não foi renovado

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Julio César, Javier Zanetti, Dejan Stankovic, Luis Figo, Esteban Cambiasso, Álvaro Recoba, Adriano Imperador... A junção da constelação de craques de 2005/06 não só trouxe títulos à Inter de Milão, como também deixou gravado na memória de todo amante de futebol e video game um dos times mais icônicos do jogo "Winning Eleven".

Mas poucas coisas eram tão "apelonas" no game quanto usar esse mesmo esquadrão e ainda colocar no ataque Obafemi Martins.

Com sua velocidade e agilidade beirando o 99 no mundo virtual, Oba Oba mostrava também no real que não era diferente. Contratado em 2001 da pequena Reggiana para integrar o time sub-19 da Inter, o nigeriano subiu ao profissional logo no ano seguinte para não mais sair, ao menos até 2006, quando teve sua primeira transferência milionária da carreira.

Naquele ano, o Newcastle, da Inglaterra, abriu os cofres e gastou 14,4 milhões de libras (hoje, o equivalente a 64,3 milhões) para contratar Martins.

Ao todo, aliás, o atacante movimentou 38,12 milhões de libras (atualmente por volta de R$ 170 milhões) peregrinando por Wolfsburg (9,45 milhões de libras), Rubin Kazan (8,1 milhões), Birmingham (360 mil) e Seattle Sounders-EUA (2,7 milhões).

Após deixar os Estados Unidos, onde conquistou o título da Copa US Open, Oba Oba se transferiu para o Shanghai Shenhua e o ricaço futebol chinês. No clube asiático, o nigeriano virou ídolo e brilhou, marcando 15 gols e dando quatro assistências em 31 jogos logo na primeira temporada.

Na segunda, os números são, na média, ainda melhores: 13 tentos e outras quatro assistências em 21 partidas, com aproveitamento de mais de meio gol por partida, liderando o time da maior cidade da China rumo ao título da copa local, inclusive marcando nos dois duelos da decisão diante do rival Shanghai SIPG, de Hulk e Elkeson.

Agora, porém, aos 33 anos, Martins vê seu futuro no futebol como uma incógnita. Afinal, seu contrato se encerra no último dia deste ano e ele ainda não renovou com o clube chinês.

Oportunidade para mais um desafio no mundo da bola ou o fim da linha para a lenda do video game?

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES