O brasileiro Hugo Calderano segue firme no Smash da Europa, disputado em Malmo, na Suécia. Nesta quinta-feira (21), o número 4 do ranking mundial derrotou o sul-coreano Oh Junsung, 16º do ranking, por 3 a 0 (11/4, 11/8 e 11/7), garantindo vaga nas quartas de final da competição. O próximo adversário será o alemão Benedikt Duda, em duelo marcado para esta sexta-feira (22), ainda sem horário definido.
Vitória consistente
Calderano avaliou o triunfo sobre o rival sul-coreano:
"Foi um jogo muito bom. O Oh Junsung é um jogador muito perigoso, já tem vários bons resultados e está há um certo tempo entre os 20 melhores do mundo. Então, sabia que teria de impor o meu jogo desde o início. Ele é muito forte nas trocas de bola, então o jogo de saque e recepção foi fundamental para conseguir essa vitória por 3 a 0", disse o brasileiro.
Caminho até as quartas
O atleta já soma três vitórias na competição. Na estreia, superou o compatriota Vitor Ishiy por 3 a 0. Em seguida, passou pelo jovem chinês Wen Rubio, de apenas 18 anos e 35º do ranking, por 3 a 1, em parciais de 11/13, 11/5, 13/11 e 12/10.
Agora, terá pela frente Benedikt Duda, atual Top 10 mundial e primeiro adversário canhoto da campanha. Os dois se enfrentaram recentemente, na final do WTT Contender de Foz do Iguaçu, quando Calderano levou a melhor.
"Agora nas quartas começam as partidas em melhor de 7, então com certeza vai ser mais uma batalha muito dura. O Duda está em uma fase muito boa, acabou de entrar pela primeira vez no Top 10. Vai ser um jogo bem disputado, contra o primeiro canhoto que vou enfrentar nessa competição. Vai ser um estilo de jogo muito diferente", afirmou.
Smash da Europa
O Smash da Europa é o terceiro torneio da série em 2025. Considerado uma espécie de Grand Slam do tênis de mesa, reúne quatro das principais competições do circuito mundial. Calderano não participou da segunda etapa, realizada nos Estados Unidos, após problemas com visto.
Já a brasileira Bruna Takahashi parou nas oitavas de final. Ela fez um jogo equilibrado contra a chinesa Kuai Man, mas acabou derrotada por 3 a 2.