Hugo Calderano segue escrevendo seu nome na história do tênis de mesa brasileiro. Após garantir a primeira medalha do Brasil em Copas do Mundo, o carioca de 28 anos deu mais um passo gigantesco e está na final do torneio de 2025, que está sendo disputado em Macau, na China. Neste sábado (19), ele venceu o chinês Wang Chuqin, número 2 do ranking mundial, por 4 sets a 3 (14-12, 5-11, 6-11, 7-11, 11-7, 11-5 e 12-10) em uma virada espetacular.
"Chegar à semifinal e garantir uma medalha já era um feito incrível para o tênis de mesa brasileiro. Agora, ainda maior, eliminando os números dois e três do mundo. Espero inspirar muitos jovens que estão começando a jogar tênis de mesa e qualquer outro esporte a seguir em frente", disse Calderano após a vitória.
Essa será a primeira vez que um atleta de fora da Ásia ou da Europa disputará a decisão da Copa do Mundo de tênis de mesa. Calderano enfrentará neste domingo (20), às 9h15 (de Brasília), na Galaxy Arena, o vencedor do duelo entre os chineses Lin Shidong, líder do ranking, e Liang Jingkun, quarto colocado. A partida terá transmissão ao vivo da CazéTV (streaming).
Para chegar à final, Calderano venceu cinco partidas. Na fase de grupos, bateu o canadense Eugene Wang e o japonês Yukiya Uda, ambos por 3 sets a 1. Nas oitavas, superou Hiroto Shinozuka, e nas quartas, eliminou Tomokazu Harimoto, número 3 do mundo — os dois por 4 sets a 1.
A classificação para a final veio após uma virada heroica diante de Wang Chuqin, quando o brasileiro chegou a estar perdendo por 3 sets a 1 e ainda salvou um match point antes de virar o jogo.
"Estou muito feliz. Chegar à final da Copa do Mundo é o sonho de qualquer atleta de tênis de mesa. Vai ser um jogo incrível e, acima de tudo, quero aproveitar ao máximo esse momento", afirmou Calderano.
Atual número 5 do mundo, o brasileiro já tem um currículo de destaque: é tricampeão pan-americano, foi semifinalista da Copa do Mundo de 2025, terceiro colocado no ranking mundial e quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A final deste domingo pode coroar a maior conquista de sua carreira.