Finalista em 2010 e terceira em 2014, a Holanda segue penando para ir à Copa de 2018. Ao menos, deu um importante passo rumo à Rússia ao vencer o confronto direto com a Bulgária neste domingo em Amsterdã: 3 a 1, com dois gols de Davy Pröpper e outro de Robben (que já marcou 34 vezes em 95 jogos pela Laranja, superando Cruyff and Lenstra) - Kostadinov descontou para os búlgaros. A festa holandesa só não foi maior porque a Suécia, outra adversária direto, goleou Belarus fora de casa por 4 a 0.
Assim, a briga no Grupo A das eliminatórias europeias fica assim: a França segue na liderança, com os mesmos 16 pontos da Suécia. Só que a Holanda vem com 13, sobe para a terceira colocação e volta com força à briga, sobretudo a uma vaga na repescagem. Já a Bulgária estaciona nos 12, cai para a quarta posição e perde força na disputa.
Na Europa, os nove primeiros colocados de cada chave garantem vaga na Copa. Já as oito segundas colocadas de cada grupo com melhor campanha disputam uma repescagem no sistema mata-mata em jogos de ida e volta para decidir as outras quatro vagas do Velho Continente. Seria o caso de Holanda ou Suécia (que se enfrentam na última rodada em Amsterdã), uma vez que a tendência é que a França termine na liderança.
Após a derrota por 4 a 0 para a França, a Holanda apresentou um bom futebol neste domingo e venceu com justiça. Os dois primeiros gols saíram em lances parecidos: aos seis, Blind recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para Propper completar para as redes; aos 21 da etapa final, o mesmo Blind fez jogada semelhante, mas rolou para Robben concluir. Kostadinov ainda deu um susto na torcida holandesa ao descontar logo depois, mas Propper voltou a aparecer bem para garantir o triunfo laranja.